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dc.contributor.advisorMello, Débora Teixeira de
dc.creatorSathres, Silviani Monteiro
dc.date.accessioned2019-06-04T14:13:48Z
dc.date.available2019-06-04T14:13:48Z
dc.date.issued2012-08-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16734
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractCurrently all levels of basic education in Brazil have undergone changes in their structures with the implementation of new educational policies, however, shows that these are not always legitimated in everyday school life. In this regard, the issue of this monographic study focuses on knowing how they are being implemented the National Curriculum for Early Childhood Education (DCNEIs) established by Resolution No. 5/2009, the daily life of an early childhood education center in Santa Maria/RS. It is this relevant research, by providing a look at the public policies for Early Childhood Education, bringing reflections on educational management in macro and micro spheres, which contributes significantly to the training of experts in Educational Management. Therefore, the overall goal is: Identify how the DCNEIs are being implemented in a Preschool in Santa Maria/RS from dialogue with teachers who work in financial management and teaching in kindergarten. Thus, the specific objectives are: Analyze the daily school the possibilities for change that brings DCNEIs deployment of teachers' pedagogical practices in the conduct of management and teaching in kindergarten and identify elements that demonstrate a possible legitimization of the DCNEIs school routine. To address these objectives has become essential to know the specific public policies to the level of early childhood education and also perform a search based on qualitative, involving teachers in action in teaching and management in Early Childhood Education. Therefore, it was observed regarding the legitimacy of DCNEIs at school, through dialogue with teachers who work in teaching, which in relation to teaching practices in the classroom changes are in process, as those who work in management, refer that discussions regarding DCNEIs and overhaul of school documents are happening gradually, while the municipal school management also is organizing to address the DCNEIs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicas e educaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectDiretrizes curriculares nacionais nº5/2009por
dc.subjectPublic policy and educationeng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectNational curriculum guidelines nº5/2009eng
dc.titleUm olhar sobre as políticas públicas para a educação infantil : a inserção das diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil n°5/2009 no cotidiano escolar de uma EMEIpor
dc.title.alternativeA look on public policy for early childhood education: the insertion of the national curriculum guidelines for early childhood education No. 5/2009 in a daily school EMEIeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoAtualmente todos os níveis da Educação Básica no Brasil têm passado por mudanças em suas estruturas com a implementação de novas políticas públicas educacionais, no entanto, observa-se que nem sempre estas são legitimadas no cotidiano escolar. Nesse propósito, a problemática deste estudo monográfico centra-se em conhecer como estão sendo implementadas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs) fixadas pela Resolução Nº 5/2009, no cotidiano de uma escola de Educação Infantil no município de Santa Maria/RS. Considera-se relevante esta pesquisa, por proporcionar um olhar sobre as políticas públicas para a Educação Infantil, trazendo reflexões sobre a gestão educacional em âmbitos macro e micro, o que contribui de forma significativa para a formação de especialistas em Gestão Educacional. Para tanto, o objetivo geral é: Identificar de que forma estão sendo implementadas as DCNEIs, em uma Escola de Educação Infantil, no município de Santa Maria/RS a partir do diálogo com professores que atuam no exercício da gestão e docência na Educação Infantil. Desse modo, os objetivos específicos são: Analisar no cotidiano escolar quais as possibilidades de mudança que a implantação das DCNEIs traz para as práticas pedagógicas dos professores no exercício da gestão e da docência na Educação Infantil e Identificar elementos que demonstram uma possível legitimação das DCNEIs no cotidiano escolar. Para contemplar esses objetivos tornou-se essencial conhecer as políticas públicas específicas para o nível da Educação Infantil e, também, realizar uma pesquisa com base qualitativa, envolvendo professores em atuação na docência e na gestão em Educação Infantil. Portanto, observou-se quanto à legitimação das DCNEIs no cotidiano escolar, a partir do diálogo com os professores que atuam na docência, que em relação às práticas pedagógicas em sala de aula as mudanças estão em processo, já aqueles que atuam na gestão, referem que as discussões em relação às DCNEIs e a reformulação dos documentos da escola estão acontecendo gradativamente, ao passo que a gestão municipal de ensino, também, está se articulando para contemplar as DCNEIs.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [292]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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