dc.contributor.advisor | Machado, Paulo Romeu Moreira | |
dc.creator | Silva, Amanda Nascimento da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T16:05:27Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T16:05:27Z | |
dc.date.issued | 2012-07-20 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16740 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | The present study refers to the method of Flow Learning as a tool for the practice of environmental education to students in elementary and secondary education in trails, and educators from all levels of education in courses promoted in Environmental Education Programs required for environmental licensing. This method was proposed by Joseph Cornell in 1977 and corresponds to a teaching philosophy that suggests the adoption of a sequence, trying to value certain subtle aspects of human nature so that the activities in nature to become more productive. From this perspective, the dynamics are grouped into four stages: awakening enthusiasm, focusing attention, driving experience and share the inspiration. The study was conducted at the Botanical Garden of Porto Alegre, which corresponds to a conservation education and research reference. Moreover, the dynamic proposals were made in green spaces located in the municipalities of Albano Machado, Two Lajeados, Nonoai, Veranópolis and Vila Flores, located within the State of Rio Grande do Sul in order to extend the results obtained. The method helped people to have inspirational experiences through the rimplementation of creative activities, who would appreciate the contact with nature. Throughout the work it was possible to notice an increase in the interest of participants by outdoor activities, as well as enable bringing together theory and practice. In addition, there was an interesting relationship between the method of Learning and Sequential changes in attitude toward environmental problems.
Key-words: Environmental Education; Botanical Gardens; Sequential Learning; Ecological Trail. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Jardim botânico | por |
dc.subject | Aprendizado sequencial | por |
dc.subject | Trilhas ecológica | por |
dc.subject | Environmental education | eng |
dc.subject | Botanical gardens | eng |
dc.subject | Sequential learning | eng |
dc.subject | Ecological trails | eng |
dc.title | Educação ambiental: o aprendizado sequencial como experiência escolar alternativa | por |
dc.title.alternative | Environmental education: how sequential learning experience alternative school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia se refere à aplicação do método do Aprendizado Sequencial como ferramenta para a prática da educação ambiental com estudantes de ensino fundamental e médio, em trilhas ecológicas, e educadores de diversos níveis de ensino em cursos promovidos em Programas de Educação Ambiental exigidos para fins de licenciamento ambiental. Este método foi proposto por Joseph Cornell em 1977 e corresponde a uma filosofia de ensino que sugere a adoção de uma sequência, buscando valorizar determinados aspectos sutis da natureza humana para que as atividades na natureza tornem-se mais produtivas. Nessa perspectiva, as dinâmicas são reunidas em 4 estágios: despertar o entusiasmo, concentrar a atenção, dirigir a experiência e compartilhar a inspiração. O trabalho foi realizado no Jardim Botânico de Porto Alegre, que corresponde a uma Unidade de Conservação referência em educação e pesquisa. Além disso, as dinâmicas propostas foram realizadas em espaços verdes localizados nos municípios de Albano Machado, Dois Lajeados, Nonoai, Veranópolis e Vila Flores, localizados no interior do Estado do Rio Grande do Sul, visando ampliar os resultados obtidos. O método utilizado contribuiu para que as pessoas tenham experiências inspiradoras, através da realização de atividades criativas, que valorizassem o contato com a natureza. Ao longo do trabalho foi possível perceber um aumento do interesse dos participantes por atividades realizadas ao ar livre, assim como possibilitar a aproximação entre teoria e prática. Além disso, evidenciou-se uma relação interessante entre o método do Aprendizado Sequencial e mudanças de postura em relação aos problemas ambientais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |