dc.contributor.advisor | Furquim, Alexandra Silva dos Santos | |
dc.creator | Von Scharten, Roseli de Fátima Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T11:51:14Z | |
dc.date.available | 2019-06-05T11:51:14Z | |
dc.date.issued | 2010-09-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16746 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This monographic report aims to investigate the importance of the family and school interrelation to the teaching and learning progress in the context of school management. This is the possible way to the transformation of the educational reality mainly when it comes to the effective involvement of family in the whole development of students. Specifically it has been sought to identify the role of school and family in the school and social context, to understand how this involvement contributes to the transformation of the school reality and to propose as an alternative education focused on values in family and in school. With a qualitative approach, this study has been carried out by bibliographic researches. It has been observed that the school-family integration is fundamental to possible changes in the social organization, in the family relationship and in the role of education itself in the society. Thus it is believed that the family and school interrelation noted from the involvement of family in the school management and its support in the revival of values is a possibility in transforming effectively the educational reality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | A inter-relação família e escola no contexto da gestão escolar: caminho possível para a transformação da realidade educacional | por |
dc.title.alternative | The family and school interrelation in the context of school management: the possible way of transformation fo the educational reality | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo monográfico teve como objetivo investigar a importância da inter-relação entre família e escola para o processo de ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar, como um caminho possível para a transformação da realidade educacional, sobretudo no que se refere à participação efetiva da família no processo de desenvolvimento integral do aluno. Especificamente buscou-se (a) identificar a função da escola e da família no contexto escolar e social, (b) compreender como a participação da família no contexto escolar contribui para a transformação da realidade educacional e (c) propor uma educação em valores na família e na escola como uma alternativa educacional. Com uma abordagem qualitativa, o estudo foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica. Observou-se que a integração família e escola é fundamental para possíveis mudanças na organização social, nas relações familiares e no próprio papel da educação na sociedade. Assim, acredita-se que a inter-relação família e escola, assumida através da participação da família no contexto da gestão escolar e como coadjuvante no processo de resgate dos valores, constitui-se em uma possibilidade de transformação efetiva da realidade educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |