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dc.contributor.advisorConstante, Sônia Elisabete
dc.creatorSilva, William Jerônimo Gontijo
dc.date.accessioned2019-06-05T12:54:24Z
dc.date.available2019-06-05T12:54:24Z
dc.date.issued2012-12-08
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16749
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão em Arquivos, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe subject matter of the proposed work contributes to the assessment of the applicability of document management in private organizations installed in the metropolitan area of Porto Alegre, considering the performance of professional file, the application of document management activities and involvement of senior management in implementing this management, based on concepts, techniques and methodologies archival, opening the field for analysis and comparison of data. The methodological approach of the research presented a list of concepts and definitions about the process of document management in organizations, their relationship with the archival functions, the performance of professional file in Brazil and Rio Grande do Sul and some historical aspects of the emergence of archival notions in the State gaucho. From there, it is understandable that can be classified as basic, descriptive, with a qualitative and quantitative approach, aiming at exploring the applicability of document management in private companies in the state, through a literature review and survey data. Therefore, unsuccessful ten private companies that forwarded the questionnaires sent by e-mail, and in two months, information was obtained on how the participation of professionals with data on gender and professional role, age and time function, training and expertise, crew / function. The archival functions, proposed by Rousseau (1998) and Couture (1999), were used as a basis to identify whether the document management is part of organizational policies, what level of importance of each function in organizations as well as individual tasks are being applied in the context of document management. The participation of senior management closes the cycle of analysis and comparison of the results, showing the presence of this interaction with organizational strategies.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão documentalpor
dc.subjectFunções arquivísticaspor
dc.subjectDocumental managementeng
dc.subjectArchival functionseng
dc.titleEstudo da gestão documental arquivística quanto á sua aplicabilidade na região metropolitana de Porto Alegre (RS)por
dc.title.alternativeStudy of document management archival as to its applicability in metropolitan region of Porto Alegre (RS)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão em Arquivos, EaDpor
dc.description.resumoO objeto de estudo do trabalho proposto contribui para a avaliação da aplicabilidade da gestão documental em organizações privadas instaladas na região metropolitana de Porto Alegre, considerando a atuação do profissional de arquivo, a aplicação das atividades de gestão de documentos e a participação da alta administração na aplicação dessa gestão, com base em conceitos, técnicas e metodologias arquivísticas, abrindo o campo para a análise e comparação dos dados. O percurso metodológico da pesquisa apresentou um rol de conceitos e definições acerca do processo da gestão documental nas organizações, sua relação com as funções arquivísticas, a atuação do profissional de arquivo no Brasil e no Rio Grande do Sul e alguns aspectos históricos sobre o surgimento das noções arquivísticas no Estado gaúcho. A partir daí, compreende-se que pode ser classificada como básica, descritiva, com uma abordagem qualiquantitativa, objetivando a exploração sobre a aplicabilidade da gestão documental nas empresas privadas do estado, por meio de levantamento bibliográfico e levantamento de dados. Para tanto, obteve respostas de dez empresas privadas que encaminharam os questionários enviados por e-mail, e, em dois meses, foram obtidas informações de como é a participação do profissional, com dados relativos à atuação e gênero profissional, faixa etária e tempo de função, formação e especialização, equipe técnica/ função. As funções arquivísticas, propostas por Rousseau (1998) e Couture (1999), foram utilizadas como base para identificar se a gestão documental faz parte das políticas organizacionais, qual o nível de relevância de cada função nas organizações, bem como cada uma das funções está sendo aplicada no contexto de gestão documental. A participação da alta administração encerra o ciclo de análise e comparação dos resultados, evidenciando a presença dessa interação com as estratégias organizacionais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Gestão em Arquivos - EaD [245]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão em Arquivos - EaD

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