dc.contributor.advisor | Abegg, Ilse | |
dc.creator | Sturmer, Arthur Breno | |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:47:18Z | |
dc.date.available | 2019-06-05T13:47:18Z | |
dc.date.issued | 2011-02-02 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16752 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The objective of the research was to understand the challenges that the
Technologies of the Information and Comunication (TIC) consider to the education of
Geography, being identified as the technologies affect the education and in this they open
possibilities to improve the education of this disciplines. The methodology followed the
parameters defined for the bibliographical research, of nature description-explorer, aiming at
to clarify aspects of the relation technology with the geography education, that generally is
presented as obvious. They are outstanding as resulted that the geography education
coexists three challenges that exceed the necessity of rooms of computers and connection
with the Internet. One reveals as a set of specific actions inside of disciplines, to be assumed
for the permitted one in geography. It is treated to initiate, how much before, the construction, together with the pupil, of the geographic knowledge concerning the implications that the
global world brings for the local space, in the implicit perspective of the formation of critical
citizens. Of ownership of the technological apparatus, it has the challenge to incorporate the
Technologies of the Information and Comunication (TIC) to the daily one of the lessons, in
order that if they explore the technologies in what they can bring of unknown contributions for
the geography education - new knowledge on the geographic space, many of them reporting
the pupils the distant landscapes, the diverse scales, taking to dive them it in a sea of now
accessible information. Finally most difficult of the challenges that the current technicianscientific
period brings for the geography education mentions the construction to it of
geographic knowledge on the global world, by means of the TIC. As it is perceived, each
challenge identified in the research excites others, that could be studied and be analyzed
being overcome this research as starting point or valuable subsidy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Licenciado em geografia | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Permitted in geography | eng |
dc.subject | Didactic resources | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | As TIC e os desafios no ensino de geografia na educação básica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo da pesquisa foi compreender os desafios que as Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) propõem ao ensino da Geografia, identificando como as
tecnologias afetam a educação e nisso abrem possibilidades para melhorar o ensino dessa
disciplina. A metodologia seguiu os parâmetros definidos para a pesquisa bibliográfica, de
natureza descritivo-exploratória, visando a esclarecer aspectos da relação tecnologia com o
ensino de geografia, que geralmente se apresenta como autoevidente. Salientam-se como
resultados que o ensino de geografia convive com três desafios que ultrapassam a
necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. Mostra-se como um
conjunto de ações específicas dentro da disciplina, a serem assumidas pelo licenciado em
geografia. Trata-se de iniciar, o quanto antes, a construção, juntamente com o aluno, dos
conhecimentos geográficos acerca das implicações que o mundo global traz para o espaço
local, na perspectiva implícita da formação de sujeitos críticos. De posse do aparato
tecnológico, há o desafio de incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
ao cotidiano das aulas, de modo a se explorarem as tecnologias no que elas podem trazer
de contribuições inéditas para o ensino de geografia – novos conhecimentos sobre o espaço
geográfico, muitos deles reportando os alunos a paisagens distantes, a escalas diversas,
levando-os a mergulhar num mar de informações agora mais acessíveis. Por fim, o mais
difícil dos desafios que o atual período técnico-científico traz para o ensino de geografia
refere-se à construção de conhecimentos geográficos sobre o mundo global, por meio das
TIC. Como se percebe, cada desafio identificado na pesquisa suscita outros, que poderão
ser estudados e analisados tomando-se esta pesquisa um ponto de partida ou subsídio
valioso. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |