Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAbegg, Ilse
dc.creatorSturmer, Arthur Breno
dc.date.accessioned2019-06-05T13:47:18Z
dc.date.available2019-06-05T13:47:18Z
dc.date.issued2011-02-02
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16752
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of the research was to understand the challenges that the Technologies of the Information and Comunication (TIC) consider to the education of Geography, being identified as the technologies affect the education and in this they open possibilities to improve the education of this disciplines. The methodology followed the parameters defined for the bibliographical research, of nature description-explorer, aiming at to clarify aspects of the relation technology with the geography education, that generally is presented as obvious. They are outstanding as resulted that the geography education coexists three challenges that exceed the necessity of rooms of computers and connection with the Internet. One reveals as a set of specific actions inside of disciplines, to be assumed for the permitted one in geography. It is treated to initiate, how much before, the construction, together with the pupil, of the geographic knowledge concerning the implications that the global world brings for the local space, in the implicit perspective of the formation of critical citizens. Of ownership of the technological apparatus, it has the challenge to incorporate the Technologies of the Information and Comunication (TIC) to the daily one of the lessons, in order that if they explore the technologies in what they can bring of unknown contributions for the geography education - new knowledge on the geographic space, many of them reporting the pupils the distant landscapes, the diverse scales, taking to dive them it in a sea of now accessible information. Finally most difficult of the challenges that the current technicianscientific period brings for the geography education mentions the construction to it of geographic knowledge on the global world, by means of the TIC. As it is perceived, each challenge identified in the research excites others, that could be studied and be analyzed being overcome this research as starting point or valuable subsidy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLicenciado em geografiapor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPermitted in geographyeng
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectSchooleng
dc.titleAs TIC e os desafios no ensino de geografia na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi compreender os desafios que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) propõem ao ensino da Geografia, identificando como as tecnologias afetam a educação e nisso abrem possibilidades para melhorar o ensino dessa disciplina. A metodologia seguiu os parâmetros definidos para a pesquisa bibliográfica, de natureza descritivo-exploratória, visando a esclarecer aspectos da relação tecnologia com o ensino de geografia, que geralmente se apresenta como autoevidente. Salientam-se como resultados que o ensino de geografia convive com três desafios que ultrapassam a necessidade de salas de computadores e conexão com a internet. Mostra-se como um conjunto de ações específicas dentro da disciplina, a serem assumidas pelo licenciado em geografia. Trata-se de iniciar, o quanto antes, a construção, juntamente com o aluno, dos conhecimentos geográficos acerca das implicações que o mundo global traz para o espaço local, na perspectiva implícita da formação de sujeitos críticos. De posse do aparato tecnológico, há o desafio de incorporar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao cotidiano das aulas, de modo a se explorarem as tecnologias no que elas podem trazer de contribuições inéditas para o ensino de geografia – novos conhecimentos sobre o espaço geográfico, muitos deles reportando os alunos a paisagens distantes, a escalas diversas, levando-os a mergulhar num mar de informações agora mais acessíveis. Por fim, o mais difícil dos desafios que o atual período técnico-científico traz para o ensino de geografia refere-se à construção de conhecimentos geográficos sobre o mundo global, por meio das TIC. Como se percebe, cada desafio identificado na pesquisa suscita outros, que poderão ser estudados e analisados tomando-se esta pesquisa um ponto de partida ou subsídio valioso.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto