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dc.creatorBarreto, Filipe Sarmento
dc.date.accessioned2019-06-05T20:16:14Z
dc.date.available2019-06-05T20:16:14Z
dc.date.issued2019-01-10
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16760
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze how textbooks distributed by the “Programa Nacional do Livro Didático” to urban municipal schools in the municipality of São Borja/RS include digital technologies in their works, as well as which resources are used. In this context, from the total of four schools, three collections were analyzed (two use the same material), namely: “Projeto Araribá: matemática”; “Matemática: compreensão e prática” and “Coleção Convergências”. The methodology is based on the Content Analysis proposed by Bardin (2016), where the following categories were determined for analysis of the student's book: "Interaction", "Technological context", "Instructional", "Suggestion or complement" and "Presence of icon with no indication of use”. In the case of the Teacher's Manual, the mentioned resources were considered and in what context they are indicated. In terms of results for the student's book, it is possible to point out that the calculator is the most recurrent resource and, considering the technologies in a broad way, its use occurs mainly as context for problems or questions, that is, in the form of exercises that involve resources. Regarding the Teacher's Manual, various technological resources are emphasized, but with a similar approach, in order to complement the development of the student book and the work of the classroom. The material destined to the teacher could also present explanatory materials on how to use resources such as softwares and applications, little explored in this section. Thus, considering that the school, the student and the teacher are part of a society permeated by digital technologies, these could be more explored by the textbooks, beyond the use of the calculator, since there are a range of other resources, such as mobile devices, social networks and virtual learning environments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectTechnology resourceseng
dc.subjectContent analysiseng
dc.titleDinamismo e estaticidade: uma análise das tecnologias presentes em livros didáticospor
dc.title.alternativeDynamism and statistics: an analysis of technologies present in textbookseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar como os livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático às escolas municipais urbanas do município de São Borja/RS incluem as tecnologias digitais em suas obras, bem como quais recursos são utilizados. Nesse contexto, do total de quatro escolas, foram analisadas três coleções (duas utilizam o mesmo material), quais sejam: Projeto Araribá: matemática; Matemática: compreensão e prática e Coleção Convergências. A metodologia é baseada na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), onde foram determinadas as seguintes categorias para análise do livro do aluno: “Interação”, “Contexto tecnológico”, “Instrucional”, “Sugestão ou complemento” e “Presença de ícone sem indicação de uso”. Quanto ao Manual do Professor, foram considerados os recursos citados e em que contexto são indicados. Em termos de resultados para o livro do aluno, é possível apontar que a calculadora é o recurso mais recorrente e, considerando as tecnologias de modo amplo, sua utilização ocorre principalmente como contexto para problemas ou questões, ou seja, em forma de exercícios que envolvem algum desses recursos. Quanto ao Manual do Professor, são enfatizados recursos tecnológicos variados, porém com uma abordagem semelhante, no sentido de complementar o desenvolvimento do livro do aluno e o trabalho de sala de aula. O material destinado ao professor poderia, ainda, apresentar materiais explicativos de como utilizar recursos tais como softwares e aplicativos, pouco explorados nessa seção. Assim, considerando que a escola, o estudante e o professor são integrantes de uma sociedade permeada pelas tecnologias digitais, estas poderiam ser mais exploradas pelos livros didáticos, ultrapassando o uso da calculadora, visto que há uma gama de outros recursos, como, por exemplo, os dispositivos móveis, as redes sociais e os ambientes virtuais de aprendizagem.por
dc.contributor.advisor1Fajardo, Ricardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4796609278630063por
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee2Bulegon, Ana Marli
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1315096515847809por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191885072457717por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Físicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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