Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSaldanha Filho, Matheus Francisco
dc.creatorSangiovo, Mineia Vanessa
dc.date.accessioned2019-06-06T13:35:50Z
dc.date.available2019-06-06T13:35:50Z
dc.date.issued2008-08-26
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16769
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis article presents an analytical characterization about physical education teachers’ ways of participation in the “Continuous Formation Course: actions of CEFD-UFSM and Physical Education teachers from Quarta Colônia – RS”, carried out in 2007/2008, following the referential based on García (1999), Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Bordenave (1994), Souza (2005), Jacobi (2005) e Freire (2003). It was elaborated based on information collected through focal group and the analysis was based on a qualitative research. As a result, it is possible to highlight that the participation happens subjectivlely due to the collective construction between the pairs, however, to most of the teachers it happens in a way to receive formation. The difficulties found suppress the motivation presented to participate in formation spaces and the formation is much more accepted when suggested by IES (Higher Education Institutions).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectContinuous formationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectSchool physical educationeng
dc.titleA participação dos professores em processos de formação continuada, em serviçopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoEsse artigo apresenta uma caracterização analítica das formas de participação de professores de educação física no “Processo de Formação Continuada: ações entre o CEFD-UFSM e os professores de Educação Física da Quarta Colônia – RS”, realizado nos anos de 2007/2008, seguindo referencial baseado em García (1999), Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Bordenave (1994), Souza (2005), Jacobi (2005) e Freire (2003). Foi elaborado a partir das informações coletadas através de grupo focal e a análise pautou-se em uma abordagem qualitativa. Como resultados, podemos salientar que a participação acontece subjetivamente em função da construção coletiva entre os pares, mas ainda, para boa parte dos professores acontece de forma passiva, ou seja, a receber formação. As dificuldades encontradas abafam a motivação apresentada para participarem dos espaços de formação e a formação é mais bem aceita quando é sugestionada pelas IES.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto