dc.contributor.advisor | Saldanha Filho, Matheus Francisco | |
dc.creator | Sangiovo, Mineia Vanessa | |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T13:35:50Z | |
dc.date.available | 2019-06-06T13:35:50Z | |
dc.date.issued | 2008-08-26 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16769 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | This article presents an analytical characterization about physical education teachers’ ways of
participation in the “Continuous Formation Course: actions of CEFD-UFSM and Physical
Education teachers from Quarta Colônia – RS”, carried out in 2007/2008, following the
referential based on García (1999), Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Bordenave (1994), Souza
(2005), Jacobi (2005) e Freire (2003). It was elaborated based on information collected
through focal group and the analysis was based on a qualitative research. As a result, it is
possible to highlight that the participation happens subjectivlely due to the collective
construction between the pairs, however, to most of the teachers it happens in a way to
receive formation. The difficulties found suppress the motivation presented to participate in
formation spaces and the formation is much more accepted when suggested by IES (Higher
Education Institutions). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Continuous formation | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | School physical education | eng |
dc.title | A participação dos professores em processos de formação continuada, em serviço | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Esse artigo apresenta uma caracterização analítica das formas de participação de professores
de educação física no “Processo de Formação Continuada: ações entre o CEFD-UFSM e os
professores de Educação Física da Quarta Colônia – RS”, realizado nos anos de 2007/2008,
seguindo referencial baseado em García (1999), Nóvoa (1995), Tardiff (2002), Bordenave
(1994), Souza (2005), Jacobi (2005) e Freire (2003). Foi elaborado a partir das informações
coletadas através de grupo focal e a análise pautou-se em uma abordagem qualitativa. Como
resultados, podemos salientar que a participação acontece subjetivamente em função da
construção coletiva entre os pares, mas ainda, para boa parte dos professores acontece de
forma passiva, ou seja, a receber formação. As dificuldades encontradas abafam a motivação
apresentada para participarem dos espaços de formação e a formação é mais bem aceita
quando é sugestionada pelas IES. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |