Gestão e educação infantil: um estudo na perspectiva democrática
Abstract
O novo panorama em que situa a educação brasileira reside na proposta de um trabalho voltado para a democracia / participação na escola pública, em especial na Educação Infantil, por serem estas duas vertentes bastante debatidas no contexto educacional contemporâneo, por fazer parte do discurso presente em todos os sistemas de educação com vistas à melhoria da qualidade do ensino público e, sobretudo, compreender como tais inovações se repercutem no cenário educacional. Essa nova perspectiva de gestão democrática e de valorização da Educação Infantil solidifica-se quando estas estão definidas e asseguradas legalmente. Esta normativa introduz no campo educacional uma nova visualização de gestão, esta não mais fundamentada em princípios centralizadores, hierárquicos, burocráticos, mas, sim, em princípios que primam pela gestão democrática, participativa e autônoma. Com relação a Educação Infantil, esta vem com um peso significativo no sentido de que as inovações nesse campo são bastante instigantes e avançadas, que perpassam desde a mudança de concepção de infância, criança à garantia de parâmetros de qualidade para que “a base” seja realmente bem alicerçada. Este trabalho apoiou-se na abordagem qualitativa, utilizando como procedimento a pesquisa bibliográfica, fundamentada em vários autores, dentre estes Lück (2008), Zabalza (1998), Bondioli e Montavani (1998), Hora (1994), Paro (1990), dentre outros. Apresenta-se assim uma realidade concretizada em escritos bibliográficos. Dentre as relações estabelecidas entre as bases teóricas da gestão escolar e a Educação Infantil pode-se identificar o paradoxo ainda existente entre o que está previsto na legislação brasileira e a efetivação desse ideal. Ainda não se conseguiu atingir o que na educação chama-se de práxis pedagógica. Por outro lado, abrem-se inúmeras possibilidades de participação e efetivação do que está previsto, bastando para isso um trabalho de reflexão sobre as práticas de modo a elucidar as carências com o objetivo de promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições estruturais, materiais, funcionais e humanas para garantir o avanço dos processos sócio-educacionais. A conclusão que se chega é de que esse assunto não se esgota nesse estudo, mas que abre infinitas possibilidades de reflexão, pois não se fecha uma proposta que está em permanente discussão, evoluindo para a mudança. A gestão escolar que se quer democrática prima fundamentalmente por uma educação qualitativa, investindo, sobretudo, em uma Educação Infantil, pois esta é sem dúvida a grande alavanca para a educação brasileira.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: