dc.contributor.advisor | Bolzan, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | Schizzi, Barbara | |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T14:55:10Z | |
dc.date.available | 2019-06-07T14:55:10Z | |
dc.date.issued | 2011-12-19 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16791 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research was developed in the course of Specialization in Educational
Management, of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), as a partial
requirement for completion of this one. It aims to understand, as the management of
teaching reading in the first years of elementary school. Thus, as a problem of
research we are: How is the management of teaching reading in the first years of
elementary school? It was defined as general objective: To understand how the case
management of teaching reading in the first years of elementary school. And the
following objectives: to know the educational and pedagogical approach of teachers
in relation to reading and understanding the theoretical-methodological practices that
support reading in the school studied. To meet the proposed objectives, we
performed a qualitative research approach in a socio-cultural public school in the city
Santa Maria - RS. The study worked with semi-structured interviews and
documentary analysis of the political project - teaching. The theoretical research that
guided the authors were as follows: Ferreiro (1990, 2000, 2005), Ferreira (2001),
Freire (1989), Lück (2006, 2008), Silva (1988, 1995), Vasconcellos (2007) e Veiga
(2006a, 2006b). Thus, from the survey understand the importance of democratic and
participatory management in school, how their achievement can qualify practices. At
school there are important projects investigated on reading, but they take place
without the support of all participants in the educational process. If they had the
support of everyone at school would be more significant in students' education. The
school is a reality of great socio-economic deprivation, one of the priority areas that
students have access to reading, which makes this work even more important in the
life of these subjects. When everyone involved in the educational aims the same
goals the work becomes more significant in the formation of the student. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Aprendizagem da leitura | por |
dc.subject | Formação do sujeito | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Learning to read | eng |
dc.subject | Formation of the subject | eng |
dc.title | A gestão escolar e o ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
dc.title.alternative | School management and teaching reading in the first years of elementary school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Especialização em Gestão Educacional,
da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como requisito parcial para a
conclusão deste. Buscou compreender, como acontece a gestão do ensino da leitura
nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, como problema da investigação
temos: Como se dá a gestão do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino
fundamental? Como objetivo geral definimos: Compreender como acontece a gestão
do ensino da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. E como objetivos
específicos: conhecer a abordagem didático-pedagógica dos professores em relação
à leitura e compreender as concepções teórico-metodológicas que sustentam as
práticas de leitura na escola pesquisada. Para atender aos objetivos propostos, foi
realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa sociocultural em uma escola da
rede pública municipal da Santa Maria - RS. A pesquisa trabalhou com entrevistas
semiestruturadas e análise documental do projeto político - pedagógico. O aporte
teórico que balizou a investigação foram os seguintes autores: Ferreiro (1990, 2000,
2005), Ferreira (2001), Freire (1989), Lück (2006, 2008), Silva (1988, 1995),
Vasconcellos (2007) e Veiga (2006a, 2006b). Assim, a partir da pesquisa realizada
compreendemos a importância da gestão democrática e participativa na escola, o
quanto a sua realização pode qualificar as práticas. Na escola investigada existem
projetos importantes sobre leitura, mas estes se realizam sem o apoio de todos os
participantes do processo educativo. Se estes tivessem o apoio de todos na escola
seriam bem mais significativos na formação dos estudantes. A escola se encontra
em uma realidade de grande carência sócio-econômica, sendo um dos espaços
prioritários que os alunos terão acesso à leitura, o que torna trabalho realizado nesta
ainda mais importante na vida destes sujeitos. Quando todos os envolvidos no ato
educativo buscam os mesmos objetivos o trabalho se torna mais significativo na
formação do estudante. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |