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dc.contributor.advisorMallmann, Elena Maria
dc.creatorSoares, Carlos Augusto Correia
dc.date.accessioned2019-06-07T15:12:51Z
dc.date.available2019-06-07T15:12:51Z
dc.date.issued2010-12-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16793
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to diagnose and analyze some public schools in central city of Palmas-TO, in its different segments, whether they have autonomy and freedom of action and can be considered democratic schools. The study sample was comprised of principals, teachers, students and parents. The material used for data collection consisted of questionnaires specific to the various segments of the school community, containing individual questions. After analyzing the results, we concluded that the management of schools has a good relationship with teachers, students and also with parents. Soon the majority of schools surveyed have a Democratic Administration as proposed, where people who are part of the school community have the autonomy and freedom of action.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectManagementeng
dc.subjectFamily participationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.titleA gestão democrática e a participação da família no processo educativopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo diagnosticar e analisar determinadas escolas públicas da região central da cidade de Palmas-TO, nos seus diferentes segmentos, se as mesmas têm autonomia e liberdade de ação, podendo ser consideradas escolas democráticas. A pesquisa contou com a participação de diretores, professores, alunos e pais de alunos. O material utilizado para coleta de dados constitui-se de questionários específicos para os diferentes segmentos da comunidade escolar, contendo questões individuais. Após a análise dos resultados, conclui-se que a direção das escolas possui um bom relacionamento com os professores, alunos e também com os pais. Logo a maioria das escolas pesquisadas tem ou pelo menos estão tentando desenvolver uma proposta de gestão democrática, levando as pessoas da comunidade escolar a se envolverem cada vez mais para que todos tenham autonomia e liberdade de ação dentro dessa nova proposta.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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