dc.contributor.advisor | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.creator | Chagas, Fátima de Lourdes Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2016-06-07T12:31:07Z | |
dc.date.available | 2016-06-07T12:31:07Z | |
dc.date.issued | 2005-05-24 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1680 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This research presents a theorical reference that points out the
importance of the personal development, with goal to raise up the selp esteem of
the teachers due to make them to thoughtful about theier everyday life,with more
deepness, looking for getting out of activitism, very commom among the school
environment. Try as well to think about the current role of the teacher in this
society, witness so many transformation in the lived context and the theories to
improve the teaching–learning, due to do fulfill the dream scholl of the XXI century.
It’s based in renowned theorists like Alves, Arroyo, Augusto Cury and Moacir
Gadotti, among others, who understand that education professional hás a role
loftlypolitical to carry out, teatching for the transformation of the current society,
concerning na equally education with high quality to all. But it detach mainly the
need of to be created spaces of thoughtful like reading of texts, books, articles, to
watch and discuss films that help in the development of self image, self esteem
and/or self concept of teachers who have to do, in na unfinished and permanent
process, to search their permanent up to date and growth. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.title | A auto-estima na formação do professor e do psicopedagogo | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa participante visa a apresentar um referencial teórico que
salienta a importância do desenvolvimento pessoal, com a finalidade de elevar a
auto-estima dos professores a fim de refletirem sobre o seu papel frente ao
cotidiano escolar, com maior profundidade, procurando, assim, sair do ativismo,
tão comum no meio escolar. Busca também, refletir sobre o atual papel do
professor nessa mesma sociedade, haja vista tantas transformações do contexto
vivido e as teorias para melhorar o ensino-aprendizagem, para que se realize a
escola dos sonhos no século XXI. Apóia-se em teóricos renomados como
Alves(1998), Arroyo(2000), Augusto Cury(2003) e Moacir Gadotti(1988) , entre
outros, que entendem que o profissional da educação tem um papel político, social
e intelectual a desempenhar, educando para a transformação da sociedade atual,
tendo em vista uma educação igualitária e com qualidade para todos. Mas
destacam principalmente a necessidade de criarmos espaços de reflexão com
leituras de textos, livros, artigos, assistir e discutir filmes que auxiliem no
desenvolvimento da auto-imagem, auto-estima e/ou auto-conceito dos
educadores que devem num processo inacabado e permanente buscar sua
atualização e crescimento permanente. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |