As narrativas transmidiáticas na cultura participativa do fã: um estudo do canal Nostalgia no Youtube
Fecha
2016-12-15Autor
Rengel, Sílvia Letícia dos Reis
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No presente trabalho buscamos entender, a partir de um estudo de caso, o modo como o Canal Nostalgia do YouTube, criado por Felipe Castanhari, e que versa principalmente sobre assuntos relacionados a cultura midiática da geração z, se apropria dos produtos da cultura de massa para criar os seus próprios. Dessa forma os vídeos do canal se estruturam como uma narrativa transmidiática pertencente à cultura participativa do fã, para tanto, procuramos compreender como se dá a Cultura da Convergência, a partir dos conceitos de Jenkins (2009). Conforme foi transcorrendo a pesquisa, identificamos a necessidade de compreender também outros assuntos relacionados com o objeto empírico, visando sanar essa carência, recorremos a Mata (1999) para entender o processo de transição entre a cultura de massa e a cultura midiática. Fizemos uso das ideias de Primo (2000) a fim de melhor caracterizar os usuários da plataforma. Com o propósito de perceber como os conteúdos veiculado no canal se configuram, recorremos à Lemos (2005) para conhecer mais sobre a cultura remix. Após todos os princípios apreendidos, nos concentramos em atingir os nossos objetivos, para isso, classificamos os vídeos disponíveis até o final do primeiro semestre de 2016 em seis categorias, e a partir desse ponto, selecionamos um vídeo de cada categoria para realizar analise, e dessa forma mostrar as diferentes modos utilizados para apresentar o conteúdo do canal, como a cultura da convergência, uma vez que os produtos criados para as outras mídias, como cinema e televisão, são apresentados em formatos diferentes seja de modo mais fiel, o que também se enquadra como cultura participativa do fã, ou tendo seus enredos modificado, o que se encaixa na cultura remix, outro tipo de conteúdo, que por um lado poderia fugir dessas noções, são os vídeos que demonstram a capacidade de Castanhari como animador, mas mesmo nesses, encontramos várias marcas dos conceitos usados nessa pesquisa.
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