Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorSantos, Fernando Ferrão dos
dc.date.accessioned2019-06-10T13:24:23Z
dc.date.available2019-06-10T13:24:23Z
dc.date.issued2010-12-10
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16832
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis study aimed to understand the perceptions of teachers assigned by a school child, the Continuing Education of Teachers. Another objective was to establish a relationship between what teachers believe to be Continuing Education and training process that they experience at school, or the educational process experienced in his professional workspace. Regarding methodology, characterized as a qualitative approach case study, whose data were collected through semi-structured interviews. The paper was made from observation of the school and interviews with the categorization of the collected data trying to find the significance of continuous training of teachers in each of the interviewees. It is noticed that the teachers interviewed attributed to Continued Education a meaning related to the update of the studies conducted after initial training, and note that this study is related to experiential training process in the professional workspace. The investigation demonstrates that the school encourage the reflective process of their teachers, through feedback, signaling possible avenues for seeking answers to the limitsituations experienced in the classroom, the interaction of knowledge between teachers and fellows-reference against the reflection on the pedagogical practice developed, and the calls to the systematization of educational practice developed in view of possible participation in academic events. And through training activities, mobilized by the administration developed within the school, enables professionals working in kindergarten reflection and (re) development is still ongoing and their pedagogical knowledge and educational practices developed with children in the classroom.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectReflexão docentepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectContinued educationeng
dc.subjectReflection docenteng
dc.titleGestão escolar e a formação continuada de professores na educação infantilpor
dc.title.alternativeSchool management and continuing education of teachers in early childhood educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como finalidade compreender as percepções atribuídas pelos professores de uma escola de educação infantil, à Formação Continuada de professores. Também foi objetivo estabelecer uma relação entre o que as professoras acreditam ser Formação Continuada e o processo formativo que vivenciam na escola, ou seja, o processo formativo vivenciado em seu espaço de atuação profissional. Em relação à metodologia, caracterizou-se como abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas. A análise das informações se deu a partir da observação escolar e das entrevistas realizadas, com a categorização dos dados coletados objetivando encontrar a significação de formação continuada de professores em cada uma das entrevistadas. Percebe-se que as professoras entrevistadas atribuem à Formação Continuada um significado relacionado à atualização dos estudos realizados após a formação inicial, assim como se nota que este estudo está relacionado ao processo formativo vivencial no espaço de atuação profissional. O qual a escola investigada demonstra estimular o processo reflexivo dos seus professores, através de “feedback”, sinalização de possíveis caminhos para se buscar respostas às situações-limites vivenciadas em sala de aula, a interlocução de saberes entre professores-referência e bolsistas frente à reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida, e os chamamentos à sistematização da prática educativa desenvolvida em vista de possíveis participações em eventos acadêmicos. E por meio de ações formativas, mobilizadas pela gestão desenvolvida no espaço escolar, possibilita aos profissionais que atuam na Educação Infantil a reflexão e a (re)elaboração continua e permanente de seus saberes pedagógicos e práticas educativas desenvolvidas com as crianças em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto