dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Santos, Fernando Ferrão dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-10T13:24:23Z | |
dc.date.available | 2019-06-10T13:24:23Z | |
dc.date.issued | 2010-12-10 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16832 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to understand the perceptions of teachers assigned by a school
child, the Continuing Education of Teachers. Another objective was to establish a
relationship between what teachers believe to be Continuing Education and training
process that they experience at school, or the educational process experienced in his
professional workspace. Regarding methodology, characterized as a qualitative
approach case study, whose data were collected through semi-structured interviews.
The paper was made from observation of the school and interviews with the
categorization of the collected data trying to find the significance of continuous
training of teachers in each of the interviewees. It is noticed that the teachers
interviewed attributed to Continued Education a meaning related to the update of the
studies conducted after initial training, and note that this study is related to
experiential training process in the professional workspace. The investigation
demonstrates that the school encourage the reflective process of their teachers,
through feedback, signaling possible avenues for seeking answers to the limitsituations
experienced in the classroom, the interaction of knowledge between
teachers and fellows-reference against the reflection on the pedagogical practice
developed, and the calls to the systematization of educational practice developed in
view of possible participation in academic events. And through training activities,
mobilized by the administration developed within the school, enables professionals
working in kindergarten reflection and (re) development is still ongoing and their
pedagogical knowledge and educational practices developed with children in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Reflexão docente | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Continued education | eng |
dc.subject | Reflection docent | eng |
dc.title | Gestão escolar e a formação continuada de professores na educação infantil | por |
dc.title.alternative | School management and continuing education of teachers in early childhood education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como finalidade compreender as percepções atribuídas
pelos professores de uma escola de educação infantil, à Formação Continuada de
professores. Também foi objetivo estabelecer uma relação entre o que as
professoras acreditam ser Formação Continuada e o processo formativo que
vivenciam na escola, ou seja, o processo formativo vivenciado em seu espaço de
atuação profissional. Em relação à metodologia, caracterizou-se como abordagem
qualitativa do tipo estudo de caso, cujas informações foram coletadas por meio de
entrevistas semi-estruturadas. A análise das informações se deu a partir da
observação escolar e das entrevistas realizadas, com a categorização dos dados
coletados objetivando encontrar a significação de formação continuada de
professores em cada uma das entrevistadas. Percebe-se que as professoras
entrevistadas atribuem à Formação Continuada um significado relacionado à
atualização dos estudos realizados após a formação inicial, assim como se nota que
este estudo está relacionado ao processo formativo vivencial no espaço de atuação
profissional. O qual a escola investigada demonstra estimular o processo reflexivo
dos seus professores, através de “feedback”, sinalização de possíveis caminhos
para se buscar respostas às situações-limites vivenciadas em sala de aula, a
interlocução de saberes entre professores-referência e bolsistas frente à reflexão
sobre a prática pedagógica desenvolvida, e os chamamentos à sistematização da
prática educativa desenvolvida em vista de possíveis participações em eventos
acadêmicos. E por meio de ações formativas, mobilizadas pela gestão desenvolvida
no espaço escolar, possibilita aos profissionais que atuam na Educação Infantil a
reflexão e a (re)elaboração continua e permanente de seus saberes pedagógicos e
práticas educativas desenvolvidas com as crianças em sala de aula. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |