dc.contributor.advisor | Stevens, Leandro | |
dc.creator | Ferreira, Luísa Splimbergo | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T11:37:15Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T11:37:15Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, L. S. Stephen King e Stanley Kubrick: uma análise da adaptação da obra O Iluminado. 2016. 77 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16860 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This work brings as a discussion the adaptation of the work The Shining, written by Stephen King and adapted by Stanley Kubrick. The focus of this research is to understand how this adaptation is made and what are the losses and gains at the moment of transition from the history of a literary work to a cinematographic work. For this, it was necessary to talk about narrative and its structure - plot, narrator, characters and conflict - about authorship and narrate the two versions of history choosing the main points with elements of the narrative. In addition, there is a chapter dealing with transfictionality and transmedia narrative where it is possible to understand the universe in which the work is inserted. The authors who served as a basis for this work were Herman (2009), Barthes (2009), Campos (2007), Rey (1989), Comparato (1995), Howard and Mabley (1999), Pinheiro (2012), Jenkins (2009) and Ryan (2013). The methodology used was the bibliographical research and a comparative analysis followed by a description of the works and the creation of a timeline with the necessary information for the final notes. It was realized that many elements of the original work, which are important, were left aside by the director and other elements that are not properly from history, were included. This research demonstrates that it is possible to adapt a story keeping the essence of it and still insert the director's personality in it. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Autoria | por |
dc.subject | O Iluminado | por |
dc.subject | Narrative | eng |
dc.subject | Adptation | eng |
dc.subject | Authorship | eng |
dc.subject | The Shining | eng |
dc.title | Stephen King e Stanley Kubrick: uma análise da adaptação da obra O Iluminado | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | Esse trabalho traz como discussão a adaptação da obra O Iluminado, escrita por Stephen King e adaptada por Stanley Kubrick. O foco dessa pesquisa é compreender como é feita essa adaptação e quais são as perdas e os ganhos no momento da transição da história de uma obra literária para uma obra cinematográfica. Para isso, era necessário falar sobre narrativa e sua estrutura – plot, narrador, personagens e conflito – sobre autoria e narrar as duas versões da história escolhendo os pontos principais com elementos da narrativa. Além disso, há um capítulo que trata sobre transficcionalidade e narrativa transmídia onde é possível compreender o universo no qual a obra está inserida. Os autores que serviram como embasamento para esse trabalho foram Herman (2009), Barthes (2009), Campos (2007), Rey (1989), Comparato (1995), Howard e Mabley (1999), Pinheiro (2012), Jenkins (2009) e Ryan (2013). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e uma análise comparativa acompanhada de uma decrição das obras e a criação de uma linha do tempo com as informações necessárias para os apontamentos finais. Percebeu-se que muitos elementos da obra original, que são importantes, foram deixados de lado pelo diretor e outros elementos que não são propriamente da história, foram incluídos. Essa pesquisa demonstra que é possível adaptar uma história mantendo a essência dela e ainda assim, inserir a personalidade do diretor na mesma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |