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dc.contributor.advisorRabaiolli, Janderle
dc.creatorSantos, Raphael Costa dos
dc.date.accessioned2019-06-11T11:38:41Z
dc.date.available2019-06-11T11:38:41Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationSANTOS, R. C. Aplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do público. 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16862
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper aims at discussing semiotics in printed publications, in view of the selectivity of its audience. In view of the need to create editorial products that amplify semiotic reflections both in terms of expression and content (reasoning derived from greimasian semiotics), it was tried to demonstrate the potential of creative processes from a reasoning that has the public, as a basic contribution to the design of the print. With this, we aim to create a basic methodology that will help our primary audience, the academics of UFSM communication courses, in their creative processes and help us to conceive a more complex culture about the creation of printed matter. From the reasoning of Samara (2011) we structured our thinking from three main axes: the form and content, the public and the brand management. Then, after the debate of each of the three and added to the thought of Joannis (1988), we try to present the creation of printed matter from a segmented process, which serves as reflection and debate of each stage that we are developing and that helps us Improve our ideas and creations. From the analysis of our empirical object, the comic strips of the Captain America character, from Marvel comics, we can denote that the process of creation from the public (which has a concern with both form, content and management Is not as original a process as we thought. However, such reasoning still needs to meet our audience of interest, academics, so that we can get better ways of designing our publishing products, than just the aesthetic or the content, but we can create better structured productions And "rich" in both respects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectPúblicopor
dc.subjectFormapor
dc.subjectConteúdopor
dc.subjectMarcapor
dc.subjectCriaçãopor
dc.subjectImpressopor
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectPubliceng
dc.subjectFormeng
dc.subjectContenteng
dc.subjectBrandeng
dc.subjectCreationeng
dc.subjectPrintedeng
dc.titleAplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do públicopor
dc.title.alternativeSemiotic applications in printed publications in the face of public selectivityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho, visa debater sobre a semiótica nas publicações impressas, em face a seletividade de seu público. Em vias da necessidade de criação de produtos editoriais que ampliem reflexões semióticas tanto no plano da expressão, quanto no plano do conteúdo (raciocínio advindo da semiótica greimasiana), procurou-se demonstrar as potencialidades dos processos criativos a partir de um raciocínio que tenha o público, como aporte básico para a concepção do impresso. Com isso, objetivamos a criação de uma metodologia base que auxilie nosso público primário, os acadêmicos da UFSM, em seus processos criativos e contribua para que possamos conceber uma cultura mais complexa sobre a criação de impressos. A partir do raciocínio de Samara (2011) estruturamos nosso pensamento a partir de três eixos principais: O da forma e conteúdo, o do público e o do gerenciamento de marca. Logo, após o debate de cada um dos três e acrescidos do pensamento de Joannis (1988), procuramos apresentar a criação de impressos a partir de um processo segmentado, que sirva como reflexão e debate de cada etapa que estamos desenvolvendo e que nos auxilie a aprimorar nossas ideias e criações. A partir da análise de nosso objeto empírico, as histórias em quadrinhos do personagem Capitão América, da Marvel Comics, podemos denotar que o processo de criação a partir do público (que tem uma preocupação tanto com a forma, com o conteúdo e com o gerenciamento de marca) não é um processo tão original quanto pensávamos. Porém, tal raciocínio ainda necessita ir ao encontro de nosso público de interesse, os acadêmicos, para que assim consigamos maneiras melhores de conceber nossos produtos editorias, que não apenas o estético ou o conteúdo, mas que se possa criar produções mais bem estruturadas e “ricas” em ambos os aspectos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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