dc.contributor.advisor | Rabaiolli, Janderle | |
dc.creator | Santos, Raphael Costa dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T11:38:41Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T11:38:41Z | |
dc.date.issued | 2016-12-15 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, R. C. Aplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do público. 2016. 66 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Produção Editorial) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16862 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Produção Editorial, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This paper aims at discussing semiotics in printed publications, in view of the selectivity of its audience. In view of the need to create editorial products that amplify semiotic reflections both in terms of expression and content (reasoning derived from greimasian semiotics), it was tried to demonstrate the potential of creative processes from a reasoning that has the public, as a
basic contribution to the design of the print. With this, we aim to create a basic methodology that will help our primary audience, the academics of UFSM communication courses, in their creative processes and help us to conceive a more complex culture about the creation of printed matter. From the reasoning of Samara (2011) we structured our thinking from three main axes: the form and content, the public and the brand management. Then, after the debate of each of the three and added to the thought of Joannis (1988), we try to present the creation of printed matter from a segmented process, which serves as reflection and debate of each stage that we
are developing and that helps us Improve our ideas and creations. From the analysis of our empirical object, the comic strips of the Captain America character, from Marvel comics, we can denote that the process of creation from the public (which has a concern with both form, content and management Is not as original a process as we thought. However, such reasoning still needs to meet our audience of interest, academics, so that we can get better ways of designing our publishing products, than just the aesthetic or the content, but we can create better structured productions And "rich" in both respects. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Público | por |
dc.subject | Forma | por |
dc.subject | Conteúdo | por |
dc.subject | Marca | por |
dc.subject | Criação | por |
dc.subject | Impresso | por |
dc.subject | Semiotics | eng |
dc.subject | Public | eng |
dc.subject | Form | eng |
dc.subject | Content | eng |
dc.subject | Brand | eng |
dc.subject | Creation | eng |
dc.subject | Printed | eng |
dc.title | Aplicações semióticas em publicações impressas em face à seletividade do público | por |
dc.title.alternative | Semiotic applications in printed publications in the face of public selectivity | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho, visa debater sobre a semiótica nas publicações impressas, em face a seletividade de seu público. Em vias da necessidade de criação de produtos editoriais que ampliem reflexões semióticas tanto no plano da expressão, quanto no plano do conteúdo (raciocínio advindo da semiótica greimasiana), procurou-se demonstrar as potencialidades dos processos criativos a partir de um raciocínio que tenha o público, como aporte básico para a concepção do impresso. Com isso, objetivamos a criação de uma metodologia base que auxilie nosso público primário, os acadêmicos da UFSM, em seus processos criativos e contribua para que possamos conceber uma cultura mais complexa sobre a criação de impressos. A partir do raciocínio de Samara (2011) estruturamos nosso pensamento a partir de três eixos principais: O da forma e conteúdo, o do público e o do gerenciamento de marca. Logo, após o debate de cada um dos três e acrescidos do pensamento de Joannis (1988), procuramos apresentar a criação de impressos a partir de um processo segmentado, que sirva como reflexão e debate de cada etapa que estamos desenvolvendo e que nos auxilie a aprimorar nossas ideias e criações. A partir da análise de nosso objeto empírico, as histórias em quadrinhos do personagem Capitão América, da Marvel Comics, podemos denotar que o processo de criação a partir do público (que tem uma preocupação tanto com a forma, com o conteúdo e com o gerenciamento de marca) não é um processo tão original quanto pensávamos. Porém, tal raciocínio ainda necessita ir ao encontro de nosso público de interesse, os acadêmicos, para que assim consigamos maneiras melhores de conceber nossos produtos editorias, que não apenas o estético ou o conteúdo, mas que se possa criar produções mais bem estruturadas e “ricas” em ambos os aspectos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |