Gestão democrática: olhares dos gestores de duas instituições de educação infantil do município de Santa Maria
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Data
2012-07-10Autor
Santos, Tatiana Teixeira dos
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Mostrar registro completoResumo
Este trabalho final de pós-graduação traz reflexões sobre o conceito e a importância do papel da gestão escolar no âmbito da Educação Infantil do município de Santa Maria-RS, desvelando, dessa forma, o perfil dos gestores das instituições de Educação Infantil deste município. A partir dessa temática tem-se como objetivo geral investigar a gestão democrática em duas instituições de educação infantil do município de Santa Maria-RS a partir da visão dos gestores. Neste sentido, os objetivos específicos são os seguintes: buscar subsídios para compreender o papel da gestão da Educação Infantil; reconhecer as ações dos gestores dos EMEI‟S; investigar o engajamento e formação dos gestores no EMEIS. Para fundamentar as reflexões em torno dessa questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, embasada, principalmente nos seguintes autores: Almeida (2005), Kulhmann (2003), Lück (2008,2010), Nóvoa (1991), Padilha (2001). Esse estudo é demonstrado nos seguintes capítulos do referencial teórico, assim intitulados: „Gestão Escolar e Formação de Gestores‟, „Profissionalização Docente dos Gestores das Escolas de Educação Infantil de Santa Maria‟. A partir do estudo bibliográfico, realizou-se uma pesquisa de campo, apresentada no capítulo „Metodologia e Análise de Dados‟, por meio de entrevista semi-estruturada realizada junto aos gestores e professores de instituições de Educação Infantil mantidas pelo poder público do município de Santa Maria-RS. O intuito da pesquisa era desvelar o perfil dos gestores atuantes nas instituições de Educação Infantil, bem como investigar se a gestão da instituição já se encontrava em processo democrático, como está previsto, há mais de uma década, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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