dc.contributor.advisor | Pozobon, Rejane de Oliveira | |
dc.creator | Forgiarini, Bruna Osorio | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T12:23:43Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T12:23:43Z | |
dc.date.issued | 2015-12-15 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.citation | FORGIARINI, B. O. A comunicação interna como elemento potencializador da qualidade: processo de acreditação da Unimed Santa Maria. 2015. 82 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2015. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16882 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This monograph seeks to understand how internal communication can act as quality enhancer element for the implementation of the accreditation program in Unimed Santa Maria. The accreditation certificate is an optional quality program for health sector companies, which aims to confront the standardization of items considered the excellence factors of service, with the practices of the institution to be accredited. Quality concepts were discussed, his history and application to the health sector, as well as literature review about organizational communication, organizational culture and internal communication in their levels, flows, networks and channels. The case study in Unimed Santa Maria was made through systematic observation, semi-structured interviews and document analysis, so that the interpretation of data directed the preparation of proposals for internal communication activities directed to the accreditation process. The results obtained are expected to give light to new approaches to internal communication, rethinking communication practices to promote the quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | Programa de acreditação | por |
dc.subject | Unimed Santa Maria | por |
dc.subject | Comunicação interna | por |
dc.subject | Accreditation certificate | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.subject | Internal communication | eng |
dc.title | A comunicação interna como elemento potencializador da qualidade: processo de acreditação da Unimed Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social – Relações Públicas | por |
dc.description.resumo | A presente monografia busca compreender de que maneira a comunicação interna pode atuar como elemento potencializador da qualidade, durante a implantação do programa de acreditação na Unimed Santa Maria. O certificado de acreditação é um programa de qualidade opcional para empresas do setor de saúde, que tem como objetivo confrontar os itens de padronização considerados fatores de excelência dos serviços prestados, com as práticas da instituição a ser acreditada. Foram abordados conceitos de qualidade, seu histórico e aplicação ao setor de saúde, bem como revisão bibliográfica acerca da comunicação organizacional, cultura organizacional e comunicação interna em seus níveis, fluxos, redes e canais. O estudo de caso realizado na Unimed Santa Maria foi feito através de observação sistemática, entrevistas semiestruturadas e análise documental, de maneira que a interpretação dos dados direcionou a elaboração de propostas de ações de comunicação interna dirigidas ao processo de acreditação. Através dos resultados obtidos espera-se dar luz a novas abordagens para a comunicação interna, repensando as práticas de comunicação a favor da qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |