Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPetermann, Juliana
dc.creatorKnak, Jéssica Fagundes
dc.date.accessioned2019-06-11T12:46:12Z
dc.date.available2019-06-11T12:46:12Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationKNAK, J. F. Nem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habitus. 2016. 128 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16894
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2016.por
dc.description.abstractIn this study, we want to know how advertising, as a field, defines the position of women’s work in agencies, on the matter of gender stereotypes. For this, fundamented on a cartographic thinking, we build a theoretical map of advertising as a field, focused on the work relations, on the power disputes and the issues of gender, examining, based on the perspectives of field and habitus, the division of labor by gender, and analysing if the new studies and iniciatives about the role of women in adversiting concern on the daily routine of agencies. We believe that to better understand how the relations between agents occur in the area, and amongst the subfields of advertising, the best is to privilege the interactions that happen on the work environment, so we made non-participant observations in two agencies of Porto Alegre and in-depth interviews with professionals who work in them. As we can observe, intrinsic to the interactions are the power disputes, that often have the gender as a prevailing fator.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMulherpor
dc.subjectTrabalho publicitáriopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectCampopor
dc.subjectHabituspor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectAdvertising laboreng
dc.subjectGendereng
dc.subjectFieldeng
dc.titleNem recatas e nem do lar: o lugar de trabalho das mulheres nas agências de publicidade, a partir das noções de campo e habituspor
dc.title.alternativeNeither demure nor from home: the position of women’s work in advertisement agencies based on the perscpectives of fields and habituseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoNeste estudo, queremos saber como a publicidade, enquanto campo, define o lugar de trabalho das mulheres nas agências a partir dos estereótipos de gênero. Para isso, fundamentadas em um pensamento cartográfico, construímos um mapa teórico da publicidade enquanto campo, com foco nas relações de trabalho, nas disputas de poder e nas questões de gênero, examinando, com base nas perspectivas de campo e habitus, a divisão do trabalho por gênero, e analisando se os novos estudos e iniciativas sobre o papel da mulher na publicidade incidem no dia a dia das agências. Acreditamos que para melhor compreender como ocorrem as relações entre agentes dentro do campo, e entre os subcampos da publicidade, o melhor é privilegiar as interações que acontecem no ambiente de trabalho publicitário, por isso realizamos observações não participante em duas agências de Porto Alegre e entrevistas em profundidade com profissionais que nelas atuam. Como podemos observar, intrínseca às interações estão as disputas de poder, que, muitas vezes, têm o gênero como fator determinantepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto