dc.contributor.advisor | Arbage, Alessandro Porporatti | |
dc.creator | Santos, Marcos Vanderlei dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T13:59:28Z | |
dc.date.available | 2019-06-11T13:59:28Z | |
dc.date.issued | 2011-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16907 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2011 | por |
dc.description.abstract | This paper focuses on the marketing of vegetables, which are produced in the
settlements of the municipality of Nova Santa Rita. The production is in 6 families
Settlement Chapel, 8 families and 32 families Itapuí Settlement Settlement of Santa
Rita de Cassia II. The evaluation was made from the matrix method of SWOT
analysis, being used as a constructor elements of evaluation and systematization of
the theory Value Chain and Generic Strategies. The forms of production found in the
settlements were the marketing channels of direct sales to consumers, sales to small
markets, restaurants and local shops, sales of organic farmers in fairs, sales
channels and sales for government projects agribusinesses. From the Value Chain
theory, you could see that would be an interesting option for all settlements to adopt
a strategy of differentiation, being mainly related to organic production, built in the
settlements, the fruit of Agrarian Reform, are products that take the symbols MST,
who is adept at this fight, but products are also linked to the discussion of solidarity
economy. It is also important Settlements Santa Rita de Cassia II to adopt the
strategy of the settlement costs and still Itapuí adopt the strategy of focusing on
differentiation. The main difficulties encountered in the marketing process were: lack
of productive infrastructure, and labor intensive manual labor with great difficulty;
Lack of adequate transportation to market, many families rely only on government
projects; values of DAPs are very low ($ 4,500 , 00); specific lack credit, difficulty
managing production and standardization in the production and quality; on some
products and not have to agribusiness takes them, and lack of planning and activity
management and ownership for many families. The main potential being exploited
and were diagnosed: Settlements located in a region of very large consumer market,
whole food production is organic; symbology products carry a very large, it is MST
and Land Reform, regional organization, with the participation and organization in the
form of Group Managers; COOTAP take an active role in the articulation of
accomplishing this marketing and logistics channels of marketing projects EAP;
Several families have fair participation in, and contribution of ATES. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Nova Santa Rita | por |
dc.subject | MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) | por |
dc.subject | Marketing | eng |
dc.subject | SWOT Model | eng |
dc.subject | Comercialização | por |
dc.subject | Modelo SWOT | por |
dc.title | Comercialização de hortigranjeiros nos assentamentos do MST, no município de Nova Santa Rita: uma aplicação do modelo Swot | por |
dc.title.alternative | Marketing of produce in the settlements of MST, In the municipality of Nova Santa Rita: an application of Swot model | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo | por |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda a comercialização de verduras e legumes, que são produzidos nos
assentamentos do município de Nova Santa Rita. A produção se encontra em 6 famílias
do Assentamento Capela, 8 famílias do Assentamento Itapuí e 32 famílias do
Assentamento Santa Rita de Cassia II. A avaliação foi feita a partir do método de analise
da Matriz SWOT, sendo usado como elementos construtores de avaliação e
sistematização a teoria da Cadeia de Valores e Estratégicas Genéricas. As formas de
produção encontradas nos assentamentos foram os canais de comercialização de
venda direta aos consumidores; vendas a pequenos mercados, restaurantes e
comércios locais; vendas em feiras de produtores orgânicos; vendas vias projetos
governamentais e vendas para agroindústrias. A partir da teoria de Cadeia de Valores,
foi possível constatar que seria uma opção interessante para todos os assentamentos
adotarem como estratégia a diferenciação, sendo principalmente relacionada à
produção orgânica, construída nos assentamentos que são frutos da Reforma Agrária,
são produtos que levam a simbologia do MST, para quem é adepto a essa luta, mas
também são produtos ligados à discussão da economia solidaria. Ainda é importante o
Assentamento Santa Rita de Cassia II a adotar a estratégia de custos e ainda o
assentamento Itapuí adotar a estratégia de foco na diferenciação. As principais
dificuldades encontradas no processo de comercialização foram: Falta de infra-estrutura
produtiva, e muito trabalho com grande dificuldade braçal; Falta de transporte adequado
para comercialização; Muitas famílias dependerem apenas dos projetos
governamentais; Valores das DAPs são muito baixo (R$ 4.500,00); Falta de crédito
especifico; Dificuldade de manejo produtivo e padronização na produção e qualidade;
Sobra alguns produtos e não se tem agroindústria para aproveita-los; e Falta de
planejamento e gestão da atividade e da propriedade por muitas famílias. As principais
potencialidades diagnosticadas e a serem exploradas foram: Assentamentos localizados
numa região de mercado consumidor muito grande; Toda a produção ser de alimentos
orgânicos; Os produtos carregam uma simbologia muito grande, que é o MST e a
Reforma Agrária; Organização regional, com participação e organização em forma de
Grupo Gestores; COOTAP ter papel ativo na articulação da comercialização e esta
conseguindo realizar a logística da comercialização vias projetos de PAA; Diversas
famílias possuem participação em feira; e Contribuição da ATES. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |