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dc.contributor.advisorArbage, Alessandro Porporatti
dc.creatorSantos, Marcos Vanderlei dos
dc.date.accessioned2019-06-11T13:59:28Z
dc.date.available2019-06-11T13:59:28Z
dc.date.issued2011-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16907
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2011por
dc.description.abstractThis paper focuses on the marketing of vegetables, which are produced in the settlements of the municipality of Nova Santa Rita. The production is in 6 families Settlement Chapel, 8 families and 32 families Itapuí Settlement Settlement of Santa Rita de Cassia II. The evaluation was made from the matrix method of SWOT analysis, being used as a constructor elements of evaluation and systematization of the theory Value Chain and Generic Strategies. The forms of production found in the settlements were the marketing channels of direct sales to consumers, sales to small markets, restaurants and local shops, sales of organic farmers in fairs, sales channels and sales for government projects agribusinesses. From the Value Chain theory, you could see that would be an interesting option for all settlements to adopt a strategy of differentiation, being mainly related to organic production, built in the settlements, the fruit of Agrarian Reform, are products that take the symbols MST, who is adept at this fight, but products are also linked to the discussion of solidarity economy. It is also important Settlements Santa Rita de Cassia II to adopt the strategy of the settlement costs and still Itapuí adopt the strategy of focusing on differentiation. The main difficulties encountered in the marketing process were: lack of productive infrastructure, and labor intensive manual labor with great difficulty; Lack of adequate transportation to market, many families rely only on government projects; values of DAPs are very low ($ 4,500 , 00); specific lack credit, difficulty managing production and standardization in the production and quality; on some products and not have to agribusiness takes them, and lack of planning and activity management and ownership for many families. The main potential being exploited and were diagnosed: Settlements located in a region of very large consumer market, whole food production is organic; symbology products carry a very large, it is MST and Land Reform, regional organization, with the participation and organization in the form of Group Managers; COOTAP take an active role in the articulation of accomplishing this marketing and logistics channels of marketing projects EAP; Several families have fair participation in, and contribution of ATES.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNova Santa Ritapor
dc.subjectMST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)por
dc.subjectMarketingeng
dc.subjectSWOT Modeleng
dc.subjectComercializaçãopor
dc.subjectModelo SWOTpor
dc.titleComercialização de hortigranjeiros nos assentamentos do MST, no município de Nova Santa Rita: uma aplicação do modelo Swotpor
dc.title.alternativeMarketing of produce in the settlements of MST, In the municipality of Nova Santa Rita: an application of Swot modeleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgricultura Familiar Camponesa e Educação do Campopor
dc.description.resumoEste trabalho aborda a comercialização de verduras e legumes, que são produzidos nos assentamentos do município de Nova Santa Rita. A produção se encontra em 6 famílias do Assentamento Capela, 8 famílias do Assentamento Itapuí e 32 famílias do Assentamento Santa Rita de Cassia II. A avaliação foi feita a partir do método de analise da Matriz SWOT, sendo usado como elementos construtores de avaliação e sistematização a teoria da Cadeia de Valores e Estratégicas Genéricas. As formas de produção encontradas nos assentamentos foram os canais de comercialização de venda direta aos consumidores; vendas a pequenos mercados, restaurantes e comércios locais; vendas em feiras de produtores orgânicos; vendas vias projetos governamentais e vendas para agroindústrias. A partir da teoria de Cadeia de Valores, foi possível constatar que seria uma opção interessante para todos os assentamentos adotarem como estratégia a diferenciação, sendo principalmente relacionada à produção orgânica, construída nos assentamentos que são frutos da Reforma Agrária, são produtos que levam a simbologia do MST, para quem é adepto a essa luta, mas também são produtos ligados à discussão da economia solidaria. Ainda é importante o Assentamento Santa Rita de Cassia II a adotar a estratégia de custos e ainda o assentamento Itapuí adotar a estratégia de foco na diferenciação. As principais dificuldades encontradas no processo de comercialização foram: Falta de infra-estrutura produtiva, e muito trabalho com grande dificuldade braçal; Falta de transporte adequado para comercialização; Muitas famílias dependerem apenas dos projetos governamentais; Valores das DAPs são muito baixo (R$ 4.500,00); Falta de crédito especifico; Dificuldade de manejo produtivo e padronização na produção e qualidade; Sobra alguns produtos e não se tem agroindústria para aproveita-los; e Falta de planejamento e gestão da atividade e da propriedade por muitas famílias. As principais potencialidades diagnosticadas e a serem exploradas foram: Assentamentos localizados numa região de mercado consumidor muito grande; Toda a produção ser de alimentos orgânicos; Os produtos carregam uma simbologia muito grande, que é o MST e a Reforma Agrária; Organização regional, com participação e organização em forma de Grupo Gestores; COOTAP ter papel ativo na articulação da comercialização e esta conseguindo realizar a logística da comercialização vias projetos de PAA; Diversas famílias possuem participação em feira; e Contribuição da ATES.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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