Ética na publicização de bebidas alcoólicas: um estudo de caso da Skol Beats
Resumen
O estudo surge fundamentado no contexto de transformações do processo publicitário, que dá origem à formas alternativas de publicidade extrapolando os formatos tradicionais. Nesse contexto, o estudo aproxima-se do conceito de publicização (CASAQUI, 2011) em que se observam novas sociabilidades, ritualidades, tecnicidades e institucionalidades nas estratégias comunicacionais das marcas. Considerando a atuação de marcas de bebidas alcoólicas e suas articulações com o público jovem em um cenário intenso publicização, cria-se a necessidade de refletir sobre os conflitos éticos gerados por novas práticas que encontram brechas na regulamentação publicitária. Será usado como referência para a análise ética os princípios que norteiam o Código de Regulamentação Publicitária, regido pelo CONAR, que visam barrar o relacionamento de marcas de bebidas alcoólicas com o público jovem. A partir do estudo de caso da campanha “Viva o Inesperado” da marca Skol Beats em parceria com o evento Tomorrowland Brasil, será identificado ações de publicização, para em seguida compreender os pontos de efetividade e insuficiência do Código diante de tais estratégias.
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