Percepções do pedagogo sobre gestão escolar e produção do conhecimento
Abstract
O estudo trata de questões relacionadas à produção do conhecimento no
contexto da gestão escolar percebidas, sobretudo por alguns pedagogos uma vez
que na escola, por maior que seja o empenho para que aconteça a produção do
conhecimento, segundo a avaliação da escola e do sistema educacional, alguns
estudantes não apresentam bom rendimento. Diante dessa realidade investiga-se
quais os sentidos evidenciados nos discursos desses profissionais sobre o baixo
rendimento de alguns estudantes, quais fatores evidenciam nesses discursos
aspectos relativos à produção do conhecimento e as relações que os pedagogos
estabelecem entre estes aspectos e gestão educacional e escolar. A presente
pesquisa caracteriza-se fundamentalmente por um estudo bibliográfico que situa o
contexto da pesquisa. No entanto, também traz dados empíricos coletados com a
aplicação de uma entrevista semi-estruturada junto a alguns pedagogos que
complementam esse estudo. Por último faz-se uma análise relacionando as
percepções desses profissionais e os conceitos adotados nesse estudo. Conclui-se
que as percepções dos pedagogos estão em acordo com o referencial teórico
adotado, no entanto o que falta na gestão educacional e escolar são ações que
tratem a buscar melhorias na produção de conhecimento por parte desses
estudantes, sejam elas coletivas ou individuais.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [950]