dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Cervo, Irinês Anversa Bisognin | |
dc.date.accessioned | 2016-06-08T13:35:34Z | |
dc.date.available | 2016-06-08T13:35:34Z | |
dc.date.issued | 2009-11-27 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1692 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The study addresses issues related to the production of knowledge in the
context of school management perceived, especially by some educators as the
school, however large a commitment for it to happen the production of knowledge, as
assessed by the school and the education system some students do not have good
performance. Given that reality which investigates the ways shown in the speeches
of these professionals on some low-income students, which factors in these
speeches reveal aspects of knowledge production and the relationship established
between educators and those aspects of educational administration and school. This
research is mainly characterized by a bibliographical study that is the context of the
research. However, it also provides empirical data collected with the application of a
semi-structured interviews with a few teachers that complement this study. Finally it
is an analysis relating the perceptions of these professionals and the concepts
adopted in this study. We conclude that the perceptions of teachers are in agreement
with the theoretical approach, but what is lacking in educational administration and
school are actions that seek to address improvements in the production of knowledge
on the part of students, whether collective or individual. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Produção do conhecimento | por |
dc.subject | Pedagogo | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.title | Percepções do pedagogo sobre gestão escolar e produção do conhecimento | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O estudo trata de questões relacionadas à produção do conhecimento no
contexto da gestão escolar percebidas, sobretudo por alguns pedagogos uma vez
que na escola, por maior que seja o empenho para que aconteça a produção do
conhecimento, segundo a avaliação da escola e do sistema educacional, alguns
estudantes não apresentam bom rendimento. Diante dessa realidade investiga-se
quais os sentidos evidenciados nos discursos desses profissionais sobre o baixo
rendimento de alguns estudantes, quais fatores evidenciam nesses discursos
aspectos relativos à produção do conhecimento e as relações que os pedagogos
estabelecem entre estes aspectos e gestão educacional e escolar. A presente
pesquisa caracteriza-se fundamentalmente por um estudo bibliográfico que situa o
contexto da pesquisa. No entanto, também traz dados empíricos coletados com a
aplicação de uma entrevista semi-estruturada junto a alguns pedagogos que
complementam esse estudo. Por último faz-se uma análise relacionando as
percepções desses profissionais e os conceitos adotados nesse estudo. Conclui-se
que as percepções dos pedagogos estão em acordo com o referencial teórico
adotado, no entanto o que falta na gestão educacional e escolar são ações que
tratem a buscar melhorias na produção de conhecimento por parte desses
estudantes, sejam elas coletivas ou individuais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |