Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorCervo, Irinês Anversa Bisognin
dc.date.accessioned2016-06-08T13:35:34Z
dc.date.available2016-06-08T13:35:34Z
dc.date.issued2009-11-27
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1692
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe study addresses issues related to the production of knowledge in the context of school management perceived, especially by some educators as the school, however large a commitment for it to happen the production of knowledge, as assessed by the school and the education system some students do not have good performance. Given that reality which investigates the ways shown in the speeches of these professionals on some low-income students, which factors in these speeches reveal aspects of knowledge production and the relationship established between educators and those aspects of educational administration and school. This research is mainly characterized by a bibliographical study that is the context of the research. However, it also provides empirical data collected with the application of a semi-structured interviews with a few teachers that complement this study. Finally it is an analysis relating the perceptions of these professionals and the concepts adopted in this study. We conclude that the perceptions of teachers are in agreement with the theoretical approach, but what is lacking in educational administration and school are actions that seek to address improvements in the production of knowledge on the part of students, whether collective or individual.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução do conhecimentopor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titlePercepções do pedagogo sobre gestão escolar e produção do conhecimentopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO estudo trata de questões relacionadas à produção do conhecimento no contexto da gestão escolar percebidas, sobretudo por alguns pedagogos uma vez que na escola, por maior que seja o empenho para que aconteça a produção do conhecimento, segundo a avaliação da escola e do sistema educacional, alguns estudantes não apresentam bom rendimento. Diante dessa realidade investiga-se quais os sentidos evidenciados nos discursos desses profissionais sobre o baixo rendimento de alguns estudantes, quais fatores evidenciam nesses discursos aspectos relativos à produção do conhecimento e as relações que os pedagogos estabelecem entre estes aspectos e gestão educacional e escolar. A presente pesquisa caracteriza-se fundamentalmente por um estudo bibliográfico que situa o contexto da pesquisa. No entanto, também traz dados empíricos coletados com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada junto a alguns pedagogos que complementam esse estudo. Por último faz-se uma análise relacionando as percepções desses profissionais e os conceitos adotados nesse estudo. Conclui-se que as percepções dos pedagogos estão em acordo com o referencial teórico adotado, no entanto o que falta na gestão educacional e escolar são ações que tratem a buscar melhorias na produção de conhecimento por parte desses estudantes, sejam elas coletivas ou individuais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples