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dc.contributor.advisorBarichello, Eugenia Maria Mariano da Rocha
dc.contributor.advisorMachado, Jones
dc.creatorPiacini, Paola Nadal
dc.date.accessioned2019-06-11T15:11:21Z
dc.date.available2019-06-11T15:11:21Z
dc.date.issued2016-11-28
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationPIACINI, P. N. Comunicação em mídias digitais: estratégias comunicacionais empreendidas pela Samarco Mineradora no contexto da crise de Mariana. 2016. 63 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16922
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractCrises are increasingly common in the digital environment, particularly by the fact that all companies want to be present, but not all are actually prepared to work through digital media. Given this context, this work has as subject the crisis communication strategies and delimits to analyze the online publications of a company in the context of crisis. The object of study is Samarco Mineração S.A., a Brazilian mining company. The corpus of the research consists of the publications made in the company's fanpage on Facebook social media, during the months of November 2015 through May 2016. The issue of this research seeks to answer: What were the digital communication strategies used by Samarco Mineração S.A. to manage the crisis caused by the rupture of dams in Mariana? The general objective refers to analyze the positioning of the Samarco Mineração S.A. when confronted with a crisis that, besides the priceless damages with respect to environmental, human, social, financial and material factors, was intensified through social media. With regard to specific objectives, seek to: 1) map the posts related to Samarco's crisis on the company's fanpage on Facebook; 2) to analyze the posts published in the crisis triggering period up to 6 months later; 3) identify what were the strategies used by the Company to cope with the organization's crisis. The methodological research procedure corresponds to a triangulation of methods and techniques, consisting of bibliographical research (Lakatos, 1992), a case study (Yin, 2010) and non-participant observation techniques in the internet environment (JOHNSON, 2010), followed by descriptive analysis of strategies, according to selected theoretical framework. As a result, it is inferred that Samarco mining company portrayed himself and has positioning rapidly on his Facebook page. This approach helped its institutional discourse and corporate image, as evidenced in communication strategies found through analysis, such as the development of legitimacy and visibility strategies and the fulfillment of crisis communication principles such as transparency and accountability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação de crisepor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectGestão de crisepor
dc.subjectMídias digitaispor
dc.subjectRelações públicaspor
dc.subjectCrisis communicationeng
dc.subjectCommunication strategyeng
dc.subjectCrisis managementeng
dc.subjectDigital mediaeng
dc.subjectPublic relationseng
dc.titleComunicação em mídias digitais: estratégias comunicacionais empreendidas pela Samarco Mineradora no contexto da crise de Marianapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoAs crises são cada vez mais comuns no ambiente digital, principalmente pelo fato de que todas as empresas querem se fazer presentes, mas nem todas estão preparadas efetivamente para atuar por meio de mídias digitais. Diante deste contexto, este trabalho tem como tema as estratégias de comunicação de crise e delimita-se a analisar as publicações online de uma empresa no contexto de crise. Elegeu-se como objeto de estudo uma empresa brasileira, a Samarco Mineradora. O corpus da pesquisa são as publicações realizadas na fanpage da empresa na rede social Facebook, durante os meses de novembro de 2015 até maio de 2016. A problemática dessa pesquisa busca responder: Quais foram as estratégias de comunicação digital utilizadas pela Samarco Mineradora a fim de gerenciar a crise gerada pelo rompimento das barragens em Mariana? O objetivo geral refere-se a analisar o posicionamento da organização Samarco Mineradora ao se defrontar com uma crise que, além do valor inestimável de perdas e danos com relação aos fatores ambiental, humano, social, financeiro e material, foi intensificada através das redes sociais digitais. Com relação aos objetivos específicos, busca-se: 1) mapear as postagens relativas à crise da Samarco na fanpage da empresa no Facebook; 2) analisar as postagens publicadas no período de desencadeamento da crise até 6 meses depois; 3) identificar quais foram as estratégias utilizadas pela Samarco diante da situação de crise da organização. O procedimento metodológico da pesquisa corresponde a uma triangulação de métodos e técnicas, composta por pesquisa bibliográfica (LAKATOS, 1992), por estudo de caso (YIN, 2010) e por técnicas de observação encoberta não-participativa no ambiente da internet, (JOHNSON, 2010), seguida de análise descritiva das estratégias, segundo referencial teórico selecionado. Como resultados de pesquisa, infere-se que a Samarco Mineradora se retratou e se posicionou rapidamente em sua página no Facebook, o que veio a auxiliar em seu discurso institucional e na sua imagem corporativa, como se evidencia nas estratégias comunicacionais encontradas através da análise, como o empreendimento de estratégias de legitimidade e visibilidade e o cumprimento de princípios de comunicação de crise, tais como os de transparência e responsabilidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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