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dc.contributor.advisorLisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.advisorCorrêa, Lucas Brum
dc.creatorCassol, Laura Dürks
dc.date.accessioned2019-06-11T15:14:08Z
dc.date.available2019-06-11T15:14:08Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationCASSOL, L. D. Identidade e gênero: a representação lésbica na telenovela “Em Família”. 2016. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16925
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe TV, among the present media, is the most popular and the main way of reaching information and entertainment for most part of the population. It is in this context that we understand TV as a speaker of cultures and representations. Therefore, according to the present context, it has become necessary to guide the lesbian and gender representations and their discussions in the media domain of soap operas. In order to better explain and make the debate more complex towards the lesbian and gender representations, the empirical object of chosen study was the soap opera “Em Família”, emphasizing the characters Clara and Marina. In order to carry out the analysis, we selected two chapters of the soap opera. My inquiry was: “How does the lesbian representation and the gender debate happen through the soap opera Em Família?”. Thus, following our question, the general objective of this study is “to analyze the lesbian woman representation in the soap opera Em Família and the promotion of the gender debate”. In order to accomplish that, we have searched for theoretical background on the Cultural Studies, which embrace the media products such as cultural producers, operators of social reproduction and in the studies of gender and lesbian representation. In terms of methodology, we used as analytical protocol the Johnson’s cultural circuit (2006), allied to the textual analysis of Casseti and Chio (1999), in order to observe our object. As the main result, although representation and visibility happen, it is necessary to improve many aspects so that the representation take place in a fair manner.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectTelenovelapor
dc.subjectLGBTpor
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSoap operaeng
dc.titleIdentidade e gênero: a representação lésbica na telenovela “Em Família”por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoA televisão, entre as mídias atuais, é a mais popular e a principal forma de obtenção de informações e entretenimento por parte da população. É nesse contexto que entendemos a TV como porta-voz de culturas e representações. Torna-se então, de acordo com o contexto atual, necessário pautar a representação lésbica e de gênero e suas discussões na esfera midiática das telenovelas. Para melhor exemplificar e complexificar o debate acerca da representatividade lésbica e de gênero, foi escolhido como objeto empírico de estudo a telenovela Em Família, dando foco nas personagens Clara e Marina, foram então selecionados dois capítulos da telenovela que para a análise. Questionamos então: “de que forma ocorre a representação lésbica e o debate de gênero através da telenovela Em Família?”. Assim, acompanhando nosso questionamento, temos como objetivo geral da monografia, “Analisar a representação da mulher lésbica na telenovela Em Família e a promoção do debate de gênero.” Para isso, buscamos aporte teórico na abordagem dos Estudos Culturais, que compreendem os produtos midiáticos como produtores culturais, operadores da reprodução social e nos estudos de gênero e representação lésbica. Metodologicamente, utilizamos como protocolo analítico o circuito da Cultura de Johnson (2006) aliado a análise textual de Casseti e Chio (1999) para observar nosso objeto. Como principal resultado temos que apesar da representatividade e visibilidade ocorrer, muitos pontos devem ser melhorados para que a representação aconteça de maneira justa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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