Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalmolin, Aline Roes
dc.creatorSouza, Luiza Rodrigues de
dc.date.accessioned2019-06-11T15:21:37Z
dc.date.available2019-06-11T15:21:37Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationDE SOUZA, L. R. Debatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicação. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16929
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis experimental project had as main objective to hold meetings to develop educommunication actions and thereby discuss gender and sexuality issues in high schools, specifically with third year classes, using the audiovisual as an instigator of the debate on these previously selected themes, which were the violence of gender and LGBT issues, and with this, get out of the university and do something outside for the local community. Through this, using theories of educommunication, we sought to stimulate a citizen education and a better understanding of the media, which we can perceive that occurred thanks to the application of participant group discussion and observation techniques. The main theories used in this work were those of educommunication and those involving gender, sexual diversity and education. Using audiovisual as a teaching method was also a fundamental part of the meetings held, since it helped the students to understand the topics and to debate, as pointed out by themselves in the analysis of the project at the end of the activities.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectEducommunicationeng
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleDebatendo gênero em escolas de ensino médio: uma abordagem através da educomunicaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEsse projeto experimental teve como principal objetivo realizar encontros para desenvolver ações educomunicativas e assim debater questões de gênero e sexualidade em escolas de ensino médio, mais precisamente com turmas de terceiro ano, utilizando o audiovisual como instigador do debate destes temas previamente selecionados, que foram a violência de gênero e questões LGBTs, buscando assim sair da universidade e realizar fora dela algo pela comunidade local. Através disso, utilizando teorias da educomunicação, buscou-se estimular uma educação cidadã e um melhor entendimento das mídias, o que podemos perceber que ocorreu graças a aplicação das técnicas de grupos de discussão e observação participante. As principais teorias utilizadas nesse trabalho foram as da educomunicação e as que envolvem gênero, diversidade sexual e educação. Utilizar o audiovisual como método de ensino também foi parte fundamental dos encontros realizados, visto que ajudou os alunos na compreensão dos temas e a debater, como apontado por eles mesmos na análise do projeto feita ao final das atividades.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto