Pensamento e concepção visual na direção de arte
Resumo
A direção de arte é a etapa do processo publicitário em que se constrói o anúncio em sua forma imagética (visual). Motivado pela carência de perspectivas direcionadas ao pensamento visual, o presente trabalho pesquisa, discute e, por fim, tenta apresentar uma metodologia de raciocínio visual focada na área de direção de arte, a fim de fomentar a sistematização da mesma. Para tal, reúne-se aqui uma visão sobre o que é a direção de arte, um panorama histórico, sua situação atual e afinidades com outros campos, como o design, a arte e a criatividade. Assim, abordam-se também fatores que cercam o processo criativo e a criatividade, apresentando alguns métodos existentes que auxiliam o processo publicitário na etapa de criação de conceito, que antecede a etapa visual. Adentrando às etapas visuais e a carência de metodologias mencionadas, são colocados em pauta na presente pesquisa alguns métodos existentes que abordam a concepção visual, mesmo que ainda dividam a atenção com o plano de conteúdo e com as etapas conceituais. Por fim, será realizado um comparativo entre esses métodos, o que subsidia a proposição de um raciocínio visual focado no plano de expressão e na composição visual.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: