Mostrar registro simples

dc.creatorGonçalves, Aline
dc.date.accessioned2019-06-11T19:55:20Z
dc.date.available2019-06-11T19:55:20Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16954
dc.description.abstractThe current masters degree research presented to course Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, of Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), has constituted in investigating the feasibility of a set didactic activities (DAs) as tools in the Physics classes in Biological Sciences Undergraduate Course of Universidade Federal de Santa Maria - campus located in Palmeira das Missões/RS. In this perspective, we developed, implemented, and evaluated five DAs - based on Information and Communication Technologies (ICT). We considered the ICT resources, by itself, not produce changes in teaching and learning process, therefore, the investigative activities arise with a possible alternative to enhance and make more flexible the learning, becoming each student the process active subject. We proposed the following research problem: What is the application feasibility of a DAs set, using computational simulations (CS) as an investigative way to physics phenomena study in Biological Sciences Undergraduate Course? With the purpose of answering this problem, we use, to guide our work, the research conception based on methodology Education Design Research (EDR). In practice, the EDR seeks to identify a real problem in concrete contexts of teaching and learning and, once the problem is drawn, it purposes the scientific investigation development, searching for a possible solution. In our study, the referral was through DAs developed, implemented in extra class activities, by the students and evaluated in online portal gxq. The results pointed out in this survey indicate that DAs sequence comply with main objective to investigate the potentialities of such tasks as tools on Physics classes to Biological Sciences course. Starting from the analysis of the initial questionnaire, from digital message contact, from proposed questions analysis, and from individual questionnaire for each activity, we evidence that DAs, present application potentialities and contribute to scientific and technological knowledge in an interdisciplinary perspective.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPotencialidadespor
dc.subjectAtividades didáticaspor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectAtividades investigativaspor
dc.subjectPotentialitieseng
dc.subjectDidactic activitieseng
dc.subjectPhysicseng
dc.subjectTechnological resourceseng
dc.subjectInvestigative activitieseng
dc.titleAtividades didáticas de física na formação inicial de professores de biologiapor
dc.title.alternativeDidactic activities in physics for biology teachers initial formationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), constitui-se em investigar a viabilidade de um conjunto de atividades didáticas (ADs) como ferramentas nas aulas de Física no curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – campus sediado em Palmeira das Missões/RS. Nessa perspectiva, desenvolvemos, implementamos e avaliamos cinco ADs – baseadas em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Consideramos que os recursos das TIC, por si só, não produzem mudanças no processo de ensino e aprendizagem, assim sendo, as atividades investigativas surgem com uma possível alternativa para potencializar e flexibilizar o aprendizado, tornando o estudante sujeito ativo do processo. Propusemos o seguinte problema de pesquisa: Qual a viabilidade de aplicação de um conjunto de ADs, utilizando simulações computacionais (SC) de forma investigativa para o estudo de fenômenos físicos no curso de Ciências Biológicas? Com o propósito de responder esse problema, utilizamos, para nortear nosso trabalho, a concepção de pesquisa baseada na metodologia Education Design Research (EDR). Na prática, a EDR busca identificar um problema real em contextos concretos de ensino e aprendizagem e, uma vez delineado o problema, propõe o desenvolvimento de uma investigação científica, buscando uma possível solução. Em nossa pesquisa, o encaminhamento foi através das ADs desenvolvidas, implementadas extra classe pelos estudantes e avaliadas no portal online gxq. Os resultados apontados nesta pesquisa indicam que a sequência de ADs cumpre com o seu objetivo principal de investigar as potencialidades das referidas tarefas como ferramentas nas aulas de Física no curso de Ciências Biológicas. A partir da análise do questionário inicial, do contato por mensagem digital, da análise das questões propostas e do questionário individual de cada atividade, evidenciamos que as ADs, apresentam potencialidades de aplicação e contribuem para o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Inés Prieto Schmidt
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7906512702835414por
dc.contributor.referee1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee2Neide, Italo Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2243834010086351por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0360388195958894por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International