Análise da eficiência de unidades de ensino: um comparativo da evolução do desempenho entre os campi do Instituto Federal Farroupilha
Resumo
A disponibilidade de Institutos Federais ofertando cursos técnicos distribuídos pelo Brasil representa, de forma geral, a intenção do governo em buscar dirimir a deficiência da oferta do ensino público gratuito e de qualidade. Por outro lado, a implantação dessas unidades em regiões com infraestrutura deficiente em aspectos como estradas, transportes, dentre outros fatores, podem indicar a intempestividade ou ainda a falta de critérios técnicos de planejamento para a fixação de uma estrutura dispendiosa de onde se espera que a demanda seja maior que a oferta e que por consequência venha proporcionar resultados positivos ao desenvolvimento regional. Diante disso, a importância de confrontar a realidade atual em comparação com o período anterior à expansão física do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) pode ser entendida como um procedimento de controle e acompanhamento das ações do governo com vistas a dimensionar de que forma essa política pública educacional de interiorização do ensino desempenhou seu programa. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar de forma comparativa a eficiência dos campi do Instituto Federal Farroupilha baseado em aspectos evolutivos no período compreendido entre 2010 e 2016. Como base teórica foram abordados temas inerentes ao desenvolvimento econômico; humano; sustentável e regional, além de referenciar a avaliação de desempenho e os aspectos relacionados a eficiência, fazendo também uma descrição geral da Rede federal de Ensino. Este trabalho se caracterizou por ser de cunho descritivo e quantitativo, e utilizou coleta de dados institucionais e de dados secundários fornecidos por institutos de pesquisas estatísticas com conteúdo socioeconômicos relacionados à região contemplada pela instituição de ensino. A análise comparativa de desempenho foi realizada entre os nove campi estabelecidos fisicamente no Rio Grande do Sul. Nesse caso, para o alcance do objetivo principal, esta pesquisa buscou realizar o levantamento das análises de desempenho, se existentes, já praticadas na instituição de ensino. Foram, para isso, considerados os seguintes campi: Jaguari; Julio de Castilhos; São Vicente; Panambi; Santa Rosa; Santo Ângelo; Santo Augusto; Alegrete e São Borja. A utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA), possibilitou a comparação diante da identificação e seleção das principais variáveis de entradas (inputs) e saídas (outputs) de cada campus. A condição atual de cada campus e sua relação com o desenvolvimento socioeconômico da região foi mensurada com a utilização dessa metodologia, como a utilização do software livre SIAD v.3.0. Levando-se em conta o período e conjunto de variáveis selecionadas, o comparativo foi segmentado em três subperíodos: 2010 a 2016; 2014 a 2016 e 2015 a 2016, obtendo-se o resultado para o campus de Santo Augusto como Benchmark com 100% de eficiência, seguido pelo campus de São Borja com 97,16% em média de eficiência dentre os campi em atividade a partir de 2010. Ainda que esta pesquisa tenha alcançado a determinação das eficiências das unidades investigadas, entende-se que ainda há muito a ajustar para se chegar em um comparativo mais apropriado, considerando o tempo de criação do IFFar. Finalmente, este trabalho será proposto como ferramenta auxiliar para tomada de decisão dos gestores na busca de medidas necessárias para alcançar o equilíbrio dentre as unidades de ensino.
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