Mostrar registro simples

dc.creatorBianchim, Bruna de Vargas
dc.date.accessioned2019-06-12T15:02:00Z
dc.date.available2019-06-12T15:02:00Z
dc.date.issued2019-03-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16965
dc.description.abstractThis study has as general objective to analyze the configuration of the interfaces between work and family from the perception of the teachers of higher education institutions. To accomplish this purpose, the following specific objectives were formulated: a) to identify the levels of work-family conflict in the teachers' perception; b) identify the levels of positive interface between the work and the family in the teachers' perception; c) to correlate constructs of conflict and positive interface between work and family; d) to associate the levels of conflict and positive interface between work and family with the variables of the sociodemographic and occupational profile of the teachers; e) investigate the variables that configure the interfaces between work and family in the teachers' perception. Thus, a research of descriptive and exploratory nature was carried out, using a mixed, quantitative and qualitative approach, structured in two phases that differ strategically, but complement each other in their objectives. In the quantitative phase, the teachers answered a questionnaire about the conflict and the positive interface between work and family, adapted and elaborated by Bastos and Aguiar (2014) and Aguiar (2016), respectively. The analysis of the data collected in this stage was performed through descriptive statistics, correlation analysis and correspondence. From the results of this stage, the qualitative approach phase was implemented, in which data collection was accomplished through a semi-structured interview script. The information obtained in this stage was analyzed using the content analysis technique. The main results found in this study allow to conclude that the positive perceptions of the interaction between work and family stand out the negative ones in the teacher perception. However, there is a need to pay attention to naturalization given the high demands of work and involvement implied to these professionals.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInterface entre trabalho e famíliapor
dc.subjectConflito trabalho-famíliapor
dc.subjectInterface positiva entre trabalho e famíliapor
dc.subjectDocentespor
dc.subjectInterface between work and familyeng
dc.subjectWork-family conflicteng
dc.subjectPositive Interface between work and familyeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleInterfaces entre trabalho e família: uma análise na perspectiva do profissional docentepor
dc.title.alternativeInterfaces between work and family: an analysis in the perspective of the teaching professionaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo geral analisar a configuração das interfaces entre trabalho e família a partir da percepção dos docentes de instituições de ensino superior. Para o alcance desse propósito foram formulados os seguintes objetivos específicos: a) identificar os níveis de conflito trabalho-família na percepção dos docentes; b) identificar os níveis de interface positiva entre o trabalho e a família na percepção dos docentes; c) correlacionar os construtos de conflito e interface positiva entre trabalho e família; d) associar os níveis de conflito e interface positiva entre trabalho e família com as variáveis do perfil sociodemográfico e ocupacional dos docentes; e) investigar as variáveis que configuram as interfaces entre trabalho e família na percepção dos docentes Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com o emprego de abordagem de métodos mistos, quantitativos e qualitativos, estruturada em duas fases que se diferem estrategicamente, mas complementam-se em seus objetivos. Na etapa quantitativa, os docentes responderam a um questionário referente ao conflito e a interface positiva entre trabalho e família, adaptadas e elaboradas por Bastos e Aguiar (2014) e Aguiar (2016) respectivamente. A análise dos dados coletados nessa etapa foi realizada por meio de estatísticas descritivas, análise de correlação e correspondência. A partir dos resultados dessa etapa, operacionalizou-se a fase de abordagem qualitativa, na qual a coleta de dados se concretizou por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado. As informações obtidas nessa etapa foram analisadas com o emprego da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados encontrados neste estudo permitem concluir que as percepções positivas da interação entre trabalho e família se sobressaem as negativas na percepção docente. Entretanto, ressalva-se a necessidade de atenção a naturalização dada as altas exigências de trabalho e envolvimento implicadas a esses profissionais.por
dc.contributor.advisor1Costa, Vânia Medianeira Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0180563343119839por
dc.contributor.referee1Costa, Vívian Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9520336900026652por
dc.contributor.referee2Estivalete, Vania de Fátima Barros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6802457117269462por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938577568087333por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministraçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International