Gestão democrática como propulsora de aprendizagens significativas
Resumo
Este estudo investiga como a ação dos gestores, neste caso apresentados
nas figuras dos diretores/vice-diretores, na perspectiva da gestão democrática, sob
os princípios da participação, autonomia e organização de órgãos colegiados, é
capaz de possibilitar a construção de aprendizagens significativas pelos envolvidos
no processo educacional. Através de referenciais teóricos e da aplicação de um
questionário em três gestores, diretores de escolas públicas da Região
Metropolitana do Rio Grande do Sul, foi possível caracterizar a gestão democrática,
identificando os princípios da participação, da autonomia e da organização dos
órgãos colegiados. Ainda, apontar as ações do gestor, no contexto específico desse
estudo nas figuras do diretor/vice-diretor, que contribuem para a promoção de
práticas educativas, visando à construção de aprendizagens significativas na escola.
Como também apresentar os desafios frente à democratização da gestão escolar,
reconhecendo as dificuldades e apontando possibilidades de superação. Nesse
sentido, convém destacar que a gestão democrática tornou-se legítima após a
promulgação da Constituição de 1988, sendo construída com a elaboração do Plano
Decenal da Educação em 1993, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de
1996 e com a sanção da lei 10172/01 (Plano Nacional da Educação). Através dela,
as escolas consolidam os princípios da participação coletiva no processo
educacional, da autonomia para decidir os rumos da educação e da organização de
órgãos colegiados que visam estabelecer um diálogo aberto e permanente entre
gestores, professores, alunos, pais e a comunidade como um todo. Ao atuar sob a
luz destes princípios, desencadeia-se o processo de aprendizagem significativa, em
que os saberes integram um viés pessoal e ao, mesmo tempo, contribuem para
práticas cidadãs, pois serão trabalhados em espaço favorável para a participação,
ultrapassando questões burocráticas e ações isoladas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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