dc.contributor.advisor | Ludwig, Cristiane | |
dc.creator | Soares, Marcia Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2019-06-12T15:47:21Z | |
dc.date.available | 2019-06-12T15:47:21Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16968 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study investigates how the actions of managers, in this case shown in the figuresof
the directors / deputy directors from the perspective of democratic management,
under the principles of participation, autonomy and organization of collegiate
bodies, can enable the construction of meaningful learning by involved in the educational
process. Through theoretical and application of a questionnaire in three managers,
directors of public schools in the metropolitan region of Rio Grande do Sul, it
was possible to characterize the democratic management, identifying the principles
of participation, autonomy and the organization of collegiate bodies; point the actions
of the manager, director / deputy director, which contribute to the promotion ofeducational
practices in order to construct meaningful learning in school, presentingthe
challenges facing the democratization of school management, recognizing the difficulties
and possibilities of overcoming pointing. Is valid to point out that thedemocratic
management has become legitimate after the promulgation of the 1988 Constitution,
and was constructed with the preparation of the Ten Year Plan of Education in
1993, the approval of the Law of Guidelines and Bases of 1996 and thesanction of
the law 10172/01 (National Education). Through this, schools consolidatethe principles
of participation of all of the educational process, the autonomy to decidethe direction
of education and organization of collegiate institutions seeking to establish a
permanent and open dialogue between managers, teachers, students, parents and
community. By acting in the light of these principles, triggers the processof meaningful
learning, where knowledge and personal bias have, same time,contribute to citizen
practices, they will be worked out in a favorable location for participation, overcoming
bureaucratic and isolated actions . | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Gestor | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Manager | eng |
dc.subject | Meaningful learning | eng |
dc.title | Gestão democrática como propulsora de aprendizagens significativas | por |
dc.title.alternative | Democratic management significant learning as a driver | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo investiga como a ação dos gestores, neste caso apresentados
nas figuras dos diretores/vice-diretores, na perspectiva da gestão democrática, sob
os princípios da participação, autonomia e organização de órgãos colegiados, é
capaz de possibilitar a construção de aprendizagens significativas pelos envolvidos
no processo educacional. Através de referenciais teóricos e da aplicação de um
questionário em três gestores, diretores de escolas públicas da Região
Metropolitana do Rio Grande do Sul, foi possível caracterizar a gestão democrática,
identificando os princípios da participação, da autonomia e da organização dos
órgãos colegiados. Ainda, apontar as ações do gestor, no contexto específico desse
estudo nas figuras do diretor/vice-diretor, que contribuem para a promoção de
práticas educativas, visando à construção de aprendizagens significativas na escola.
Como também apresentar os desafios frente à democratização da gestão escolar,
reconhecendo as dificuldades e apontando possibilidades de superação. Nesse
sentido, convém destacar que a gestão democrática tornou-se legítima após a
promulgação da Constituição de 1988, sendo construída com a elaboração do Plano
Decenal da Educação em 1993, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases de
1996 e com a sanção da lei 10172/01 (Plano Nacional da Educação). Através dela,
as escolas consolidam os princípios da participação coletiva no processo
educacional, da autonomia para decidir os rumos da educação e da organização de
órgãos colegiados que visam estabelecer um diálogo aberto e permanente entre
gestores, professores, alunos, pais e a comunidade como um todo. Ao atuar sob a
luz destes princípios, desencadeia-se o processo de aprendizagem significativa, em
que os saberes integram um viés pessoal e ao, mesmo tempo, contribuem para
práticas cidadãs, pois serão trabalhados em espaço favorável para a participação,
ultrapassando questões burocráticas e ações isoladas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |