Fatores intervenientes à consecução das práticas restaurativas na escola : um olhar na formação e atuação do gestor
Abstract
Essa monografia teve como temática norteadora a formação e a atuação do gestor escolar com relação às práticas restaurativas na escola. Buscou-se pesquisar e aprofundar os estudos referentes às práticas restaurativas e suas relações com a legislação e a educação, com a finalidade de respaldar saberes necessários ao gestor para a sua atuação na escola. Objetivou-se verificar os fatores que contribuem para a consecução das práticas restaurativas na escola, assim como a formação e atuação do gestor escolar para que realize encaminhamentos compartilhados e democrático-participativos no que diz respeito aos conflitos na escola. A metodologia contemplou uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa de campo junto a uma escola e seus gestores, no município de Santa Maria/RS. Esta pesquisa analisou o entrelaçamento entre as práticas restaurativas e a formação e atuação do gestor escolar. Com base no estudo foi possível visualizar a importância das práticas restaurativas na resolução de conflitos na escola, pois a mesma é uma alternativa para que se melhorem as relações inter e intrapessoais neste mundo que está à procura da paz e harmonia. Conclui-se que é relevante a compreensão acerca do que são práticas restaurativas na escola, assim como a importância dos gestores utilizarem novas estratégias na pacificação dos conflitos escolares, pois os mesmos devem sempre estar em busca contínua do saber e do aprender.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: