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dc.contributor.advisorPinto, Rafaela Caetano
dc.creatorFlores, Caroline Moraes
dc.date.accessioned2019-06-13T16:29:52Z
dc.date.available2019-06-13T16:29:52Z
dc.date.issued2016-12-15
dc.date.submitted2016
dc.identifier.citationFLORES, C. M. Comunicação pública e assessoria de imprensa: apontamentos acerca da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser do estado do Rio Grande do Sul. 2016. 83 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17003
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2016.por
dc.description.abstractThe communication that is practiced in the public institutions is indispensable for the strengthening of the public sphere and the mechanisms of democratization and citizen participation. Brandão (2009) and the press office Duarte (2003). Public communication is a communication process that is part of the public sphere, in which collective interests are proposed. To this end, as press advisors, in public agencies, it has a role of information, accounts and creates spaces for dialogue with a society. We also emphasize that a press office constituted by the function of promoting citizenship and the right to information, as well as to give visibility to associations. In this context, the objective of this paper is to analyze the role of the press office in the area of communication with the organizational organization of the Siegfried Emanuel Heuser Foundation of Economy and Statistics of the State of Rio Grande do Sul (FEE-RS). Because it is a public organization, the understanding is necessary and an obligation to render accounts of the company's activities, that is, by a public body, a society with the right to receive information regarding the activities developed by the organization. In this questionnaire, the central problem of the research is: in what way does a press office contribute to a public communication with an organizational bias of FEE-RS? In order to deal with the problem, to elaborate as general objective to analyze the role of the press office in the communication with the members of the FEE-RS organization and how the specific objectives: to observe the actions of the FEE-RS press office; To verify if a press office has strategic character in the public communication of organizational bias of the FEE-RS; And discuss a value of the FEE-RS relationship with a media.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicação públicapor
dc.subjectAssessoria de imprensapor
dc.subjectFundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser do Estado do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectPublic communicationeng
dc.subjectMedia relationseng
dc.subjectFoundation of Economy Siegfried Emanuel Heuser and Rio Grande do Sul State Statisticseng
dc.titleComunicação pública e assessoria de imprensa: apontamentos acerca da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser do estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoA comunicação que se pratica nas instituições públicas é indispensável para o fortalecimento da esfera pública e dos mecanismos de democratização e participação cidadã. Partindo desse pressuposto, os temas centrais desta pesquisa se alinham através da comunicação pública Brandão (2009) e da assessoria de imprensa Duarte (2003). A comunicação pública é um processo de comunicação que se insere na esfera pública, onde se propõe interesses coletivos, para isso, as assessorias de imprensa, nos órgãos públicos, têm o papel de informar, prestar contas e criar espaços de diálogo com a sociedade. Destacamos, ainda, que a assessoria de imprensa constitui-se pela função da promoção da cidadania e do direito à informação, bem como para dar visibilidade às organizações. Diante deste contexto, este trabalho visa analisar o papel da assessoria de imprensa na comunicação pública com viés organizacional da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser do Estado do Rio Grande do Sul (FEE-RS). Por se tratar de uma organização pública, entendemos que existe a necessidade e a obrigação da prestação de contas das atividades da instituição à sociedade, ou seja, por ser um órgão público, a população tem o direito de receber informações referentes às atividades desenvolvidas pela organização. Neste sentindo, o problema central da pesquisa é: de que forma a assessoria da imprensa contribui para a comunicação pública com viés organizacional da FEE-RS? Para dar conta da problemática, elaboramos como objetivo geral analisar o papel da assessoria de imprensa na comunicação pública com viés organizacional da FEE-RS e como objetivos específicos: observar as ações da assessoria de imprensa da FEE-RS; verificar se a assessoria de imprensa possui caráter estratégico na comunicação pública de viés organizacional da FEE-RS; e discutir a importância da relação da FEE-RS com a mídia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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