Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFossá, Maria Ivete Trevisan
dc.creatorVieira, Bruna Alves
dc.date.accessioned2019-06-13T16:50:47Z
dc.date.available2019-06-13T16:50:47Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.date.submitted2017
dc.identifier.citationVIEIRA, B. A. A comunicação interna em instituições militares: estudo em uma unidade da FAB em Santa Maria (RS). 2017. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2017.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17007
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis study has as its theme the "Internal Communication in Military Institutions: Research at a FAB Unit in Santa Maria (RS)", which discusses how internal communication can act as a strategic element, considering the organizational culture of a military unit. In order to answer the research problem, it was determined that the general objective is to "analyze internal communication as a strategic element of the organizational communication process in an FAB unit in Santa Maria (RS)". To achieve the general objective, the following three specific objectives were listed: 1) to understand the internal communication processes of the FAB unit in Santa Maria (RS); 2) describe military rituals and understand them as elements of the organizational culture; and 3) describe the used instruments of internal communication. For this purpose, a case study in Ala 4 was drawn up as a methodology, whose evidences collect was applied in documents resigned by the SCS of Ala 4 and by the interview with an official member of the Social Communication Section of the military unit. When analyzing the documents and the interview, the importance of the organizational elements in the reinforcement of the organizational culture and the internal communication as a strategic element of the organizational communication in the military organization was established.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectValores organizacionaispor
dc.subjectComunicação internapor
dc.subjectOrganização militarpor
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectOrganizational valueseng
dc.subjectInternal communicationeng
dc.subjectMilitary organizationeng
dc.titleA comunicação interna em instituições militares: estudo em uma unidade da FAB em Santa Maria (RS)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationComunicação Social – Relações Públicas,por
dc.description.resumoO estudo tem como tema a “Comunicação Interna em Instituições Militares: Estudo em uma Unidade da FAB em Santa Maria (RS)”, que problematiza como a comunicação interna pode atuar enquanto elemento estratégico, tendo em vista a cultura organizacional, de uma unidade militar. Para responder o problema de pesquisa determinou-se que o objetivo geral visa “analisar a comunicação interna enquanto elemento estratégico do processo de comunicação organizacional em uma unidade da FAB em Santa Maria (RS)”. Para atingir o objetivo geral, elencou-se os seguintes três objetivos específicos que buscam 1) compreender os processos de comunicação interna da unidade FAB em Santa Maria (RS); 2) descrever os rituais militares e entendê-los enquanto elementos da cultura organizacional da organização; e 3) mapear os instrumentos de comunicação interna utilizados. Para tal fim elencou-se como metodologia um estudo de caso na Ala 4, cujas coletas de evidências aplicaram-se em documentos cedidos pela SCS da Ala 4 e na entrevista em profundidade com oficial membro da Seção de Comunicação Social da unidade militar. Ao analisar os documentos e a entrevista encontrou-se a importância dos elementos organizacionais no reforço da cultura organizacional e a comunicação interna como elemento estratégico da comunicação organizacional na organização militar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto