Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS
Visualizar/ Abrir
Data
2017-12-04Autor
Ferreira, Francieli Trindade
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e
aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através
de narrativas de familiares desses sujeitos. O interesse pela temática tem a ver e foi pensado em
razão da autora deste estudo ter estagiado em uma instituição especial da cidade, no período de
2015 até 2017. Desta forma, surge o problema de pesquisa que procura saber: qual a importância da
família no desenvolvimento e aprendizagem do DI, do início da escolarização à idade adulta, em um
município da região central do RS? As questões de investigação desta pesquisa estão alicerçadas no
relacionamento da família especial com a aprendizagem e o desenvolvimento do DI. Em relação à
metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado
para coletar os dados é o da entrevista que foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As
entrevistas foram aplicadas a três sujeitos. Para responder a problemática deste estudo tem-se como
principal objetivo, conhecer os desafios e contribuições da família no processo de desenvolvimento e
aprendizagem, do início da escolarização à idade adulta, de escolares com DI. Dessa forma concluise que a família tem um papel importantíssimo tanto no desenvolvimento, quanto na aprendizagem
dos filhos. Àquelas que participaram deste estudo, de modo geral, trazem em suas narrativas que
participaram e continuam participando dos processos – aprendizagem escolar e desenvolvimento- do
DI. E essa participação constante para alguns deles acabou acarretando em superproteção e falta de
independência para realizar atividades de vida autônoma.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: