dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Ferreira, Francieli Trindade | |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T17:40:13Z | |
dc.date.available | 2019-06-17T17:40:13Z | |
dc.date.issued | 2017-12-04 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17019 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This study has as central theme: the challenges and contributions in the school development and
learning of the person with intellectual disability – DI in a municipality of the central region of RS,
through familiar narratives of these subjects. The interest by the thematic concerns and was thought
by reason of the author of this study had trained in a special institution of the city, in the period from
2015 to 2017. This way, there is the problem of research that seeks to know: What is the importance
of the family in the development and learning of DI, from the beginning of the schooling until the adult
age, in a municipality of the central region of RS? The questions of investigation of this research are
founded in the relationship of the special family with the learning and the development of the DI. In
relation to the methodology, it is a descriptive research of qualitative approach. The instrument used
was the interview that was recorded and subsequently transcribed. The interviews were performed
with three subjects. To answer the problematic we have as main objective to know the challenges and
contributions of the family in the process of development and learning, from the beginning of schooling
until the adult age, of students with DI. This way, we conclude that the family has a very important role
both in the development and the learning of the children. Those ones that participated in this study, in
a general way, bring in their narratives that participated and continue to participate of the processes –
school learning and development - of the DI. And this constant participation for some of them ended to
result in overprotection and lack of independence to perform activities of autonomous life. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Intellectual disability | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Human development | eng |
dc.title | Família: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RS | por |
dc.title.alternative | Family: challanges and contributions in the school development and learning of the person with intellectual disability in a municipality of the central region of RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. | por |
dc.description.resumo | Este estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e
aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através
de narrativas de familiares desses sujeitos. O interesse pela temática tem a ver e foi pensado em
razão da autora deste estudo ter estagiado em uma instituição especial da cidade, no período de
2015 até 2017. Desta forma, surge o problema de pesquisa que procura saber: qual a importância da
família no desenvolvimento e aprendizagem do DI, do início da escolarização à idade adulta, em um
município da região central do RS? As questões de investigação desta pesquisa estão alicerçadas no
relacionamento da família especial com a aprendizagem e o desenvolvimento do DI. Em relação à
metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado
para coletar os dados é o da entrevista que foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As
entrevistas foram aplicadas a três sujeitos. Para responder a problemática deste estudo tem-se como
principal objetivo, conhecer os desafios e contribuições da família no processo de desenvolvimento e
aprendizagem, do início da escolarização à idade adulta, de escolares com DI. Dessa forma concluise que a família tem um papel importantíssimo tanto no desenvolvimento, quanto na aprendizagem
dos filhos. Àquelas que participaram deste estudo, de modo geral, trazem em suas narrativas que
participaram e continuam participando dos processos – aprendizagem escolar e desenvolvimento- do
DI. E essa participação constante para alguns deles acabou acarretando em superproteção e falta de
independência para realizar atividades de vida autônoma. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |