Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorFerreira, Francieli Trindade
dc.date.accessioned2019-06-17T17:40:13Z
dc.date.available2019-06-17T17:40:13Z
dc.date.issued2017-12-04
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17019
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis study has as central theme: the challenges and contributions in the school development and learning of the person with intellectual disability – DI in a municipality of the central region of RS, through familiar narratives of these subjects. The interest by the thematic concerns and was thought by reason of the author of this study had trained in a special institution of the city, in the period from 2015 to 2017. This way, there is the problem of research that seeks to know: What is the importance of the family in the development and learning of DI, from the beginning of the schooling until the adult age, in a municipality of the central region of RS? The questions of investigation of this research are founded in the relationship of the special family with the learning and the development of the DI. In relation to the methodology, it is a descriptive research of qualitative approach. The instrument used was the interview that was recorded and subsequently transcribed. The interviews were performed with three subjects. To answer the problematic we have as main objective to know the challenges and contributions of the family in the process of development and learning, from the beginning of schooling until the adult age, of students with DI. This way, we conclude that the family has a very important role both in the development and the learning of the children. Those ones that participated in this study, in a general way, bring in their narratives that participated and continue to participate of the processes – school learning and development - of the DI. And this constant participation for some of them ended to result in overprotection and lack of independence to perform activities of autonomous life.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDeficiência intelectualpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectIntellectual disabilityeng
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectHuman developmenteng
dc.titleFamília: desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual em um município da região central do RSpor
dc.title.alternativeFamily: challanges and contributions in the school development and learning of the person with intellectual disability in a municipality of the central region of RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturno.por
dc.description.resumoEste estudo possui como tema central: os desafios e contribuições no desenvolvimento e aprendizagem escolar do deficiente intelectual – DI em um município da região central do RS, através de narrativas de familiares desses sujeitos. O interesse pela temática tem a ver e foi pensado em razão da autora deste estudo ter estagiado em uma instituição especial da cidade, no período de 2015 até 2017. Desta forma, surge o problema de pesquisa que procura saber: qual a importância da família no desenvolvimento e aprendizagem do DI, do início da escolarização à idade adulta, em um município da região central do RS? As questões de investigação desta pesquisa estão alicerçadas no relacionamento da família especial com a aprendizagem e o desenvolvimento do DI. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coletar os dados é o da entrevista que foram gravadas e, posteriormente, transcritas. As entrevistas foram aplicadas a três sujeitos. Para responder a problemática deste estudo tem-se como principal objetivo, conhecer os desafios e contribuições da família no processo de desenvolvimento e aprendizagem, do início da escolarização à idade adulta, de escolares com DI. Dessa forma concluise que a família tem um papel importantíssimo tanto no desenvolvimento, quanto na aprendizagem dos filhos. Àquelas que participaram deste estudo, de modo geral, trazem em suas narrativas que participaram e continuam participando dos processos – aprendizagem escolar e desenvolvimento- do DI. E essa participação constante para alguns deles acabou acarretando em superproteção e falta de independência para realizar atividades de vida autônoma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto