dc.contributor.advisor | Rech, Andréia Jaqueline Devalle | |
dc.creator | Silva, Adriana Donata Martim da | |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T17:40:33Z | |
dc.date.available | 2019-06-17T17:40:33Z | |
dc.date.issued | 2017-12-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17020 | |
dc.description | TCC de Graduação. | por |
dc.description.abstract | The present work deals with the theme of High Abilities / Superdestination (AH / SD),
investigating the context of fraternal bonds. It will be explained about the theory of
the Three Rings of Renzulli (2014), of the multiple intelligences, proposed by
Gardner (2001), as well as of the diverse modalities of families described in the
contemporaneity, Oliveira (2011), Goldani (1993) and Dias ). The general objective of
this research is to investigate how the bond between sisters without AH / SD occurs
with the sibling who has AH / SD, thus verifying the impact of these relationships on
the family life of both. The methodology of the research followed a qualitative
approach, of the type study of case, having as theoretical contribution Gil (2008) and
Yin (2010). For data collection a semi-structured interview with three sisters of a child
with AH / SD was used. After analyzing the data, itwas verified that the young child's
precocity led the mother to seek help for the identification process. In addition, it has
been observed that the sisters participate in the life of the brother and feel happy for
the advances of the same. Finally, the results of this research point out that in this
family there are several opportunities for the members to interact and, with this, that
fraternal bonds are built in a positive way. From this, the affectivities in the relations
between siblings present relevant and significant aspects to the development of the
child with AH / SD. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso embargado | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Altas habilidades/superdotação | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Vínculos fraternos | por |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | High skills/giftedness | eng |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | Fraternal bonds | eng |
dc.title | As altas habilidades/superdotação e o vínculo fraterno | por |
dc.title.alternative | High skills/overcoming and the fraternal link | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial – Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a temática das Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD),
investigando o contexto dos vínculos fraternos. Será explanado a respeito da teoria
dos Três Anéis de Renzulli (2014), das múltiplas inteligências, propostas por Gardner
(2001), assim como das diversas modalidades de famílias descritas na
contemporaneidade, Oliveira (2011), Goldani (1993) e Dias (2005). O objetivo geral
desta pesquisa é investigarcomo aconteceo vínculo entre as irmãs sem as AH/SD
com o irmão que tem AH/SD, verificando assim o impacto dessas relações na vida
familiar de ambos. A metodologia da pesquisa seguiuuma abordagem qualitativa, do
tipo estudo de caso, tendo como aporte teórico Gil (2008) e Yin (2010). Para coleta
de dados utilizou-se entrevista semiestruturada comtrês irmãs de uma criança com
AH/SD. Após análise dos dados, verificou-se que a precocidade do filho mais novo
levou a mãe a buscar auxílio para o processo de identificação. Além disso, observouse que as irmãs participam da vidado irmão e sentem-se felizes pelos avanços do
mesmo. Por fim, os resultados desta pesquisa apontam que nesta família há
diversas oportunidades para os membros interagirem e, com isso, que os vínculos
fraternos sejam construídos de forma positiva. A partir disso, as afetividades nas
relações entre os irmãos apresentam aspectos relevantes e significativos para com o
desenvolvimento da criança com AH/SD. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |