dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Klusener, Sabrina Raskopf | |
dc.date.accessioned | 2019-06-17T17:43:31Z | |
dc.date.available | 2019-06-17T17:43:31Z | |
dc.date.issued | 2017-12-11 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17022 | |
dc.description | TCC de Graduação | por |
dc.description.abstract | This work has as main subject matter the accessibility and inclusion in the school daily of
wheelchair students in the city of Santa Maria-RS. It is proposed the following problematization: which
are the accessibility and mobility conditions and how is the locomotion of wheelchair students in the
public schools in the city of Santa Maria? In the methodology, it was used applied research,
descriptive, of qualitative treatment and procedures of a case study . The used instrument in this study
is the interview. The main aim of this research is to investigate the inclusion process of wheelchair
students, in the point of view of the architectonic accessibility in public schools of the city of Santa
Maria. And, with specific objectives: to verify the inclusion conditions related to the architectural
adaptions that exists in the public schools of the city; to analyze the physical space in the public
schools and to verify whether there is accessibility for wheelchair students. The theorical reference is
the vigent legislation about “Inclusão Escolar e Deficiência Física: Informações Básicas e as
condições do sujeito que faz uso de cadeira de rodas ”. It is presented the concept of physical
deficiency, and, the difficulties faced by the wheelchair students to the school. The collected data were
analyzed from the point of view of daily scholar of wheelchair students, it is showed that the subjects
are not satisfied with the public spaces. As conclusion, this work allowed the analysis about the actual
situation of the public education in schools of the Santa Maria. The answers to the questions of this
research contributes to the field of special education, mainly the subject that lives the wheelchair
condition and attend the school daily. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Acessibilidade | por |
dc.subject | Cadeirante | por |
dc.subject | Inclusão escolar | por |
dc.subject | School inclusion | eng |
dc.subject | Chair | eng |
dc.subject | Accessibility | eng |
dc.title | Acessibilidade e inclusão: experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Accessibility and inclusion: experiencies in the school daily of wheelchair students in the city of Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como tema principal a Acessibilidade e Inclusão no cotidiano escolar de alunos
cadeirantes no município de Santa Maria-RS. Intenciona problematizar: Quais condições de
acessibilidade e mobilidade possuem e como se efetiva a locomoção de alunos cadeirantes em
escolas públicas inclusivas no município de Santa Maria-RS? Na metodologia utilizou-se pesquisa
aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa e com procedimentos de um estudo de caso. O
instrumento a ser utilizado neste estudo é o da entrevista. Como objetivo a Pesquisa pretende:
Investigar o processo de inclusão de alunos cadeirantes, do ponto de vista da acessibilidade
arquitetônica, em escolas públicas do Município de Santa Maria-RS. E como objetivos específicos:
verificar as condições de inclusão quanto as questões de adaptação arquitetônica presente nas
escolas públicas do município; analisar o espaço físico das escolas públicas para verificar se há
acessibilidade para cadeirantes. O referencial teórico aborda a legislação vigente, sobre Inclusão
Escolar e Deficiência Física: Informações Básicas e as condições do sujeito que faz uso de cadeira
de rodas. Nesta seção entra a Deficiência Física e as condições do sujeito que faz uso de cadeira de
rodas. Aborda-se sobre o conceito da deficiência física, assim como, as barreiras utilizadas pelo
aluno que usa a cadeira de rodas como meio de locomoção para ir à escola. Os dados coletados
foram analisados a partir do cotidiano escolar dos alunos que utilizam cadei ra de rodas, mostra-se
que os sujeitos estão insatisfeitos com os espaços públicos. Conclui-se que este trabalho sobre
acessibilidade em escolas públicas permitiu uma análise sobre a atual situação do ensino público em
escolas de Santa Maria-RS. As respostas aos questionamentos desta pesquisa servem de
contribuições para o campo da educação especial, principalmente do sujeito que vive a condição de
ser cadeirante e frequenta a escola diariamente. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |