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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorKlusener, Sabrina Raskopf
dc.date.accessioned2019-06-17T17:43:31Z
dc.date.available2019-06-17T17:43:31Z
dc.date.issued2017-12-11
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17022
dc.descriptionTCC de Graduaçãopor
dc.description.abstractThis work has as main subject matter the accessibility and inclusion in the school daily of wheelchair students in the city of Santa Maria-RS. It is proposed the following problematization: which are the accessibility and mobility conditions and how is the locomotion of wheelchair students in the public schools in the city of Santa Maria? In the methodology, it was used applied research, descriptive, of qualitative treatment and procedures of a case study . The used instrument in this study is the interview. The main aim of this research is to investigate the inclusion process of wheelchair students, in the point of view of the architectonic accessibility in public schools of the city of Santa Maria. And, with specific objectives: to verify the inclusion conditions related to the architectural adaptions that exists in the public schools of the city; to analyze the physical space in the public schools and to verify whether there is accessibility for wheelchair students. The theorical reference is the vigent legislation about “Inclusão Escolar e Deficiência Física: Informações Básicas e as condições do sujeito que faz uso de cadeira de rodas ”. It is presented the concept of physical deficiency, and, the difficulties faced by the wheelchair students to the school. The collected data were analyzed from the point of view of daily scholar of wheelchair students, it is showed that the subjects are not satisfied with the public spaces. As conclusion, this work allowed the analysis about the actual situation of the public education in schools of the Santa Maria. The answers to the questions of this research contributes to the field of special education, mainly the subject that lives the wheelchair condition and attend the school daily.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectCadeirantepor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectSchool inclusioneng
dc.subjectChaireng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.titleAcessibilidade e inclusão: experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeAccessibility and inclusion: experiencies in the school daily of wheelchair students in the city of Santa Maria - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Licenciatura em Educação Especial Noturnopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema principal a Acessibilidade e Inclusão no cotidiano escolar de alunos cadeirantes no município de Santa Maria-RS. Intenciona problematizar: Quais condições de acessibilidade e mobilidade possuem e como se efetiva a locomoção de alunos cadeirantes em escolas públicas inclusivas no município de Santa Maria-RS? Na metodologia utilizou-se pesquisa aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa e com procedimentos de um estudo de caso. O instrumento a ser utilizado neste estudo é o da entrevista. Como objetivo a Pesquisa pretende: Investigar o processo de inclusão de alunos cadeirantes, do ponto de vista da acessibilidade arquitetônica, em escolas públicas do Município de Santa Maria-RS. E como objetivos específicos: verificar as condições de inclusão quanto as questões de adaptação arquitetônica presente nas escolas públicas do município; analisar o espaço físico das escolas públicas para verificar se há acessibilidade para cadeirantes. O referencial teórico aborda a legislação vigente, sobre Inclusão Escolar e Deficiência Física: Informações Básicas e as condições do sujeito que faz uso de cadeira de rodas. Nesta seção entra a Deficiência Física e as condições do sujeito que faz uso de cadeira de rodas. Aborda-se sobre o conceito da deficiência física, assim como, as barreiras utilizadas pelo aluno que usa a cadeira de rodas como meio de locomoção para ir à escola. Os dados coletados foram analisados a partir do cotidiano escolar dos alunos que utilizam cadei ra de rodas, mostra-se que os sujeitos estão insatisfeitos com os espaços públicos. Conclui-se que este trabalho sobre acessibilidade em escolas públicas permitiu uma análise sobre a atual situação do ensino público em escolas de Santa Maria-RS. As respostas aos questionamentos desta pesquisa servem de contribuições para o campo da educação especial, principalmente do sujeito que vive a condição de ser cadeirante e frequenta a escola diariamente.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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