Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorSantos, Eliza Rodrigues dos
dc.date.accessioned2019-06-19T12:10:06Z
dc.date.available2019-06-19T12:10:06Z
dc.date.issued2009-08-10
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17041
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis work is based on a survey conducted with the school manager's public school system of the city of Fortaleza and aims to enable the construction of a socio-educational profile of these managers, which encompassed two dimensions considered primary missions: the first concerns to issues that deal with the initial and continuing training of managers and the second deals with the analysis of the understanding that these managers have the concepts related to school management and their adjectives (democratic, participatory and shared). The involvement of managers in the application of questionnaires, answering calls in, it is worth noting, is crucial for the practical foundation of reality concerning the proposal to reflect on making a real and concrete of a model guided by the school management decentralization participation and democratization of the teaching and learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectDescentralizaçãopor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectDecentralizationeng
dc.subjectDemocratizationeng
dc.titleGestores escolares da rede pública de ensino do município de Fortaleza: administradores do fazer pedagógico ou empreendedores da gestão democrática na educação?por
dc.title.alternativeNetwork of public school administrators of education of the city of Fortaleza: directors of pedagogical or make democratic management of entrepreneurship in education?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho está fundamentado numa pesquisa realizada com os Gestores Escolares da Rede Pública de Ensino do Município de Fortaleza e tem por objetivo possibilitar a construção de um perfil sócio-educacional desses gestores, o qual englobasse duas dimensões consideradas precípuas: a primeira delas é a que diz respeito a questões que versam sobre a formação inicial e continuada desses gestores; a segunda trata da análise do entendimento que esses gestores têm dos conceitos relacionados à gestão escolar e suas adjetivações (democrática, compartilhada e participativa). A colaboração dos gestores quando da aplicação dos questionários, respondendo de forma solícita foi, vale ressaltar, de fundamental importância para o embasamento prático da realidade no tocante à proposta de reflexão sobre um fazer real e concreto de um modelo de gestão escolar pautado na descentralização, na participação e na democratização do processo de ensino e aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto