Gestão democrática: fragilidades e possibilidades
Resumen
Esta monografia tem como foco a gestão democrática no contexto da uma escola
pública, possuindo como objetivo identificar as características da gestão escolar em
uma perspectiva democrática através do comprometimento da comunidade escolar
nas decisões de caráter administrativo-pedagógicas da escola. Através de pesquisa
qualitativa, a mesma se dá através de um estudo de caso, tendo em uma escola
pública municipal localizada em Cachoeira do Sul o campo de pesquisa. Para tanto
se utiliza da pesquisa documental e da entrevista semi-estruturada como
instrumentos de coleta de dados. Busca analisar como acontece na escola pública a
gestão escolar com base nos princípios democráticos apontados pela legislação e
pelas políticas educacionais descentralizadoras identificando possibilidades, limites
e desafios impostos a comunidade escolar por esta forma de administrar a escola.
Os resultados apontados pela pesquisa demonstram que os espaços de
democratização da escola configuram-se como mecanismos formais e burocráticos,
com a função de cumprir determinações pré-estabelecidas. Desta forma percebemse
grandes limitações ao processo da gestão democrática nas escolas dentre os
quais continua a se reafirmar a figura autoritária e centralizadora do diretor e a
grande distorção de concepção que há entre os sujeitos que compõem a escola
sobre o desenvolvimento do trabalho coletivo, com base nos pressupostos
democráticos, muitas vezes compreendido como a aglomeração de pessoas para
referendar o que já está pronto ou para indicar representantes para tomarem as
decisões em nome do coletivo. Com este trabalho reflete-se sobre os espaços
participativos na gestão da escola, bem como a compreensão da função política da
escola e da necessidade da ação coletiva dos seus segmentos na busca de uma
educação de qualidade pautada nos princípios da democracia.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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