dc.contributor.advisor | Oliveira, Oséias Santos de | |
dc.creator | Santos, Dalva Alice dos | |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T14:25:14Z | |
dc.date.available | 2019-06-19T14:25:14Z | |
dc.date.issued | 2009-12-18 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17047 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The present work approaches the subject of those relating to educational
inclusion of students with special needs in the regular net of education, having as
reference the specific legislation regarding the inclusion, the theoretical study and
production studious of the area of field. The revision of the bibliography and the
research of field place in evidence some factors that need bigger attention and
persistence on the part of the Governments Federal, State and Municipal and of the
proper pertaining to school community, so that the inclusion happens in fact. The
intention of the research aims at to raise given in order to observe if the municipal
public schools of Cruzeiro do Oeste/PR, and in special way the professors, duly are
prepared to receive the People with Educative Necessities Special in the classrooms
of regular education. The research was carried through in three schools of basic
education, through questionnaire contends four opened questions, which had been
answered by fifteen professors and six directors of each one of three schools,
totalizing twenty and one professionals, which had pointed the formation of the
professor as main difficulty in the implementation of the inclusion. The answers
supplied for these professionals had served as parameter to verify as she is being
implemented the inclusive education in the schools of the city, as well as base the
quarrels on the subject object of this monograph. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Students | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.title | Inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular: desafios da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Inclusion of people with special needs education at the school of education regular: challenges of management school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda o tema da inclusão escolar de alunos com
necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, tendo como
referência a legislação específica a respeito da inclusão, a produção teórica de
estudiosos da área e estudo de campo. A revisão da bibliografia e a pesquisa de
campo colocam em evidência alguns fatores que necessitam de maior atenção e
empenho por parte dos Governos Federal, Estadual e Municipal e da própria
comunidade escolar, para que a inclusão aconteça de fato. O intento da pesquisa
visa levantar dados a fim de observar se as escolas públicas municipais de Cruzeiro
do Oeste/PR, e de modo especial os professores, estão devidamente preparados
para receber as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas salas de aula
do ensino regular. A pesquisa foi realizada em três escolas do ensino fundamental,
através de questionário contendo quatro questões abertas, as quais foram
respondidas por quinze professores e seis diretores de cada uma das três escolas,
totalizando vinte e um profissionais, os quais apontaram a formação do professor
como principal dificuldade na implementação da inclusão. As respostas fornecidas
por esses profissionais serviram como parâmetro para verificar como está sendo
implementada a educação inclusiva nas escolas do município, bem como embasam
as discussões sobre o tema objeto desta monografia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |