Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Oséias Santos de
dc.creatorSantos, Dalva Alice dos
dc.date.accessioned2019-06-19T14:25:14Z
dc.date.available2019-06-19T14:25:14Z
dc.date.issued2009-12-18
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17047
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe present work approaches the subject of those relating to educational inclusion of students with special needs in the regular net of education, having as reference the specific legislation regarding the inclusion, the theoretical study and production studious of the area of field. The revision of the bibliography and the research of field place in evidence some factors that need bigger attention and persistence on the part of the Governments Federal, State and Municipal and of the proper pertaining to school community, so that the inclusion happens in fact. The intention of the research aims at to raise given in order to observe if the municipal public schools of Cruzeiro do Oeste/PR, and in special way the professors, duly are prepared to receive the People with Educative Necessities Special in the classrooms of regular education. The research was carried through in three schools of basic education, through questionnaire contends four opened questions, which had been answered by fifteen professors and six directors of each one of three schools, totalizing twenty and one professionals, which had pointed the formation of the professor as main difficulty in the implementation of the inclusion. The answers supplied for these professionals had served as parameter to verify as she is being implemented the inclusive education in the schools of the city, as well as base the quarrels on the subject object of this monograph.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAlunospor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectStudentseng
dc.subjectSchooleng
dc.titleInclusão de pessoas com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular: desafios da gestão escolarpor
dc.title.alternativeInclusion of people with special needs education at the school of education regular: challenges of management schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruzeiro do Oeste, PR, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema da inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais na rede regular de ensino, tendo como referência a legislação específica a respeito da inclusão, a produção teórica de estudiosos da área e estudo de campo. A revisão da bibliografia e a pesquisa de campo colocam em evidência alguns fatores que necessitam de maior atenção e empenho por parte dos Governos Federal, Estadual e Municipal e da própria comunidade escolar, para que a inclusão aconteça de fato. O intento da pesquisa visa levantar dados a fim de observar se as escolas públicas municipais de Cruzeiro do Oeste/PR, e de modo especial os professores, estão devidamente preparados para receber as Pessoas com Necessidades Educativas Especiais nas salas de aula do ensino regular. A pesquisa foi realizada em três escolas do ensino fundamental, através de questionário contendo quatro questões abertas, as quais foram respondidas por quinze professores e seis diretores de cada uma das três escolas, totalizando vinte e um profissionais, os quais apontaram a formação do professor como principal dificuldade na implementação da inclusão. As respostas fornecidas por esses profissionais serviram como parâmetro para verificar como está sendo implementada a educação inclusiva nas escolas do município, bem como embasam as discussões sobre o tema objeto desta monografia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto