Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKonrath, Mary Lúcia Pedroso
dc.creatorAita, Ananda de Belgrado
dc.date.accessioned2019-06-25T12:31:40Z
dc.date.available2019-06-25T12:31:40Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17104
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis article shows some theoretical and practical results of a research on the usage of medias as support for multiliteracy practices in the context of Portuguese Language teaching. In this opportunity, in order to facilitate and promote the construction of learning, there is the usage of medias resource in working with students from the second grade of High School. This work is derived from a literature review of works on conceptions, teaching and usage of medias and practices in classroom of a Public School in Santa Maria. The goal is to promote practices that are aimed at the promotion of multiliteracy and construction of learning and processes of authorship of the participating students in the study from the integrated usage of medias. For that, activities of analysis and production of propaganda, in view of its multimodal composition. On the results, in general, in the analysis of the texts, there was a certain ease in the recognition of strategies used in the advertisements because of their recurrence in other and greater difficulties in the recognition of the specific objectives of each publicity. In audiovisual production, even with the difficulty of many students to handle the editing tools, a coherent articulation of the resources for the textual / semantic composition of the advertisement was verified in most of the productions. The main conclusion concerns the reflections about the contributions and the potential of the Communication and Information Technologies (TIC) provide the reading practices and production of multimodal texts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMultiletramentopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectMultiliteracyeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.titleMultiletramento no ensino médio: uma proposta de uso das mídias no ensino de língua portuguesapor
dc.title.alternativeMultiliteracy in high school: a proposal of the usage of medias in portuguese language teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo mostra alguns resultados teórico-práticos da pesquisa sobre o uso das mídias como suporte para as práticas multiletramento no contexto do ensino de Língua Portuguesa. Nesta oportunidade, a fim de facilitar e promover a construção de aprendizagens tem-se a utilização dos recursos de mídias no trabalho com estudantes de 2ª série do Ensino Médio. Este trabalho é derivado de uma revisão de literatura de trabalhos sobre concepções de linguagens, ensino e uso das mídias e de práticas em sala de aula de uma escola estadual de Santa Maria. O objetivo é promover práticas que visem à promoção do multiletramento e à construção de aprendizagens e processos de autoria dos alunos participantes do estudo a partir do uso integrado das mídias. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de análises e produção de peças de propaganda, tendo em vista sua composição multimodal. Quanto aos resultados, de modo geral, na análise dos textos, evidenciou-se, por um lado, certa facilidade no reconhecimento de estratégias utilizadas nas propagandas devido à recorrência das mesmas e, por outro, maiores dificuldades no reconhecimento dos objetivos específicos de cada publicidade. Na produção audiovisual, mesmo diante da dificuldade de muitos para manejo das ferramentas de edição, verificou-se na maioria das produções uma articulação coerente dos recursos para a composição textual/semântica da peça de propaganda. A principal conclusão deste trabalho diz respeito às reflexões sobre as contribuições e sobre potencialidades que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proporcionam as práticas de leitura e produção de textos multimodais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto