dc.contributor.advisor | Müller, Felipe Martins | |
dc.creator | Melo, Mariseti Flores de | |
dc.date.accessioned | 2019-06-25T13:37:17Z | |
dc.date.available | 2019-06-25T13:37:17Z | |
dc.date.issued | 2019-03-16 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17112 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This paper aim to analyze the development and contribution of Educomunication performed in a project entitled “Rádio Escola”, for students learning through pedagogical tools concerning the citizenship exercise and be prepared to participate critically in the society that are inserted. For this, a theoretical study was performed about the theme, having as support education media material of the specialization course of Federal University of Santa Maria - RS. The material comprises bibliography, magazines paper, among others. After that, an investigation about the development and organization of the “Rádio Escola” project was developed in Marieta D´Ambrósio elementary school, Santa Maria – RS, from experiences performed with the students, where it was obtained data about the relation of educomunication with the students, teachers and school community. In this way, the school have the function of incorporating the Educomunication in pedagogical practices, acting direct and indirect mode in school everyday as an integrated and complementary teaching and learning student process. Therefore, the “Rádio Escola” favors and approximate the school community, involves everyone in the pedagogical process and works to form critical citizens connected with the world for exercise of full citizenship. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educomunicação | por |
dc.subject | Rádio Escola | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educomunication | eng |
dc.subject | School Radio | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.title | A escola antenada nas ondas da comunicação | por |
dc.title.alternative | The school connected in the communication waves | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cachoeira do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a contribuição do Projeto Educomunicação “Rádio Escola” para a aprendizagem dos alunos, enquanto ferramenta pedagógica com vistas às questões referentes ao exercício da cidadania e de prepará-lo integralmente para participar de forma crítica na sociedade em que estão inseridos. Para isso, realizou-se um estudo teórico sobre o tema, tendo como apoio o material do Curso de Especialização Mídias na Educação, Polo de Cachoeira do Sul, da Universidade Federal de Santa Maria – RS, bibliografias diversas, artigos de revistas e outros. Posteriormente, procurou-se investigar o desenvolvimento e organização do Projeto Educomunicação – Rádio Escola na Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’Ambrósio, Santa Maria – RS, a partir de experiências realizadas com os alunos, assim obtiveram-se dados sobre a relação da educomunicação com os alunos, professores e comunidade escolar no geral. Nesse sentido, a escola tem o papel de incorporar a educomunicação a sua prática pedagógica, atuando de forma direta e indireta no cotidiano escolar como um processo integrado e complementar no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Portanto, a rádio escola favorece e aproxima a comunidade escolar, pois abre horizontes, envolve a todos no processo pedagógico e busca trabalhar a formação de cidadãos críticos e conectados com o mundo para o exercício pleno da cidadania. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |