Potencialidades do uso do moodle na gestão educacional de bolsas Capes do sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria
Resumo
A presente dissertação analisa as potencialidades do uso do Ambiente Virtual de Ensino-
Aprendizagem (AVEA) Moodle como ferramenta de apoio à gestão educacional no setor de bolsas da
Universidade Aberta do Brasil (UAB), no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e
gerido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE). O NTE utiliza as tecnologias educacionais em
rede como ferramentas de apoio à gestão educacional e à capacitação. Levando-se em conta a
crescente integração de tecnologias que convergem para a otimização das rotinas de trabalho, temse
na utilização do AVEA Moodle uma ferramenta inovadora e tecnológica de gestão e
democratização da informação. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a potencialidade de uso
do AVEA Moodle como apoio à gestão educacional de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento
de Pessoal de Nível Superior (CAPES) referentes aos cursos do sistema UAB, geridos pelo NTE na
UFSM. Os objetivos específicos deste projeto são: instrumentalizar os coordenadores de curso,
coordenadores de tutoria e o setor administrativo do NTE no uso do AVEA Moodle para gestão
educacional de autorização das bolsas CAPES do sistema UAB na UFSM; elaborar um tutorial com
informações sobre os processos utilizados na gestão educacional de autorização das bolsas CAPES
do sistema UAB na UFSM (produto); e realizar um evento de capacitação para avaliação da
instrumentalização da gestão educacional de autorização das bolsas CAPES do sistema UAB na
UFSM e do tutorial. A revisão bibliográfica aborda, primeiramente, um estudo das teorias a respeito
da UAB, tendo como subitens: o sistema UAB, a CAPES, o Sistema de Gestão de Bolsas (SGB), o
contexto das bolsas CAPES do sistema UAB e o setor de bolsas do NTE. Por conseguinte, é
abordado o Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, tendo como subitens o AVEA Moodle e o
descritivo das possibilidades de uso do Moodle. Por fim, a apresentação de “tutorial” e de
“capacitação”. Os resultados demonstraram que o uso das tecnologias educacionais em rede, neste
caso a potencialidade de uso do AVEA Moodle como apoio à gestão educacional na mediação de
bolsas CAPES do Sistema UAB deixam o processo mais fluido, democrático e transparente, sendo
um diferencial na instrumentalização e democratização da informação.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: