Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNishijima, Toshio
dc.creatorPiovesana, Fabiana Demiquei
dc.date.accessioned2019-06-26T13:17:58Z
dc.date.available2019-06-26T13:17:58Z
dc.date.issued2018-11-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17151
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe present research aimed to know the understanding of students of a rural school in the search for an understanding of the complex relation between the riparian forest and the water course, mediated by environmental education and its importance for the change of attitude regarding the context of the rivers and its conjuncture. For the conclusion of the results of this study, questionnaires were carried out. Twenty - two (22) students from EMEF Osvaldo Aranha, a rural school in the municipality of Encantado - RS, participated in the questionnaires. Through the answers of the questionnaires, it was possible to reach their knowledge about Environmental Education. It was verified that some of the students of the EMEF Osvaldo Aranha do not have the environmental perception necessary to change their attitude towards the environmental problems detected, and a constant approach is essential to effectively change behavior. Thus two environmental education actions were proposed. To verify the influence generated by the practice of the planting of native tree seedlings for the conservation of water resources and biodiversity in the students, an action taken in July 2018, which showed that the students were able to assimilate new knowledge about the real functions of the forest ciliary and brook, as fundamental elements for the maintenance of life. And produce a theatrical play as an instrument to assist the development of significant knowledge in environmental education from the students. The play reproduced the thoughts and understanding of each student on the topic worked, and how methodology can be considered as a pleasurable activity in which it is possible to perceive the satisfaction of the students in also transmitting an awareness about what they reflected and learned. Theater has proved to be an effective environmental education tool for its potential in educating, entertaining. However, such actions should be continually worked on in school so that they can become part of the reality of these students, believing that a new worldview is still possible through permanent work in environmental education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectMata ciliarpor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectEscola ruralpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectRural Schooleng
dc.titleRecuperação da mata ciliar: uma percepção de alunos de uma escola rural do município de Encantado - RSpor
dc.title.alternativeRecovery of ciliar mata: a perception of students of a rural school in the municipality of Encantado - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Encantado, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou conhecer o entendimento dos alunos de uma escola rural na busca da compreensão sobre a complexa relação entre a mata ciliar e o curso d´água, mediado pela educação ambiental e sua importância para a mudança de atitude com relação ao contexto dos rios e sua conjuntura. Para a conclusão dos resultados desse estudo foram realizados questionários. Participaram dos questionários vinte e dois (22) alunos da EMEF Osvaldo Aranha, uma escola rural do município de Encantado - RS. Através das respostas dos questionários, foi possível chegar ao conhecimento que estes têm sobre a Educação Ambiental. Constatou-se que parte dos alunos da EMEF Osvaldo Aranha não possui a percepção ambiental necessária para a mudança de atitude frente aos problemas ambientais detectados, sendo essencial uma abordagem constante para que efetivamente haja mudança de comportamento. Dessa forma foram propostas duas ações de educação ambiental. Verificar a influência gerada através da prática do plantio de mudas de árvores nativas para conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade nos alunos, ação realizada em julho de 2018, a qual evidenciou que os alunos foram capazes de assimilar novos conhecimentos sobre as reais funções da mata ciliar e do arroio, como elementos fundamentais para a manutenção da vida. E produzir uma peça teatral como instrumento para auxiliar o desenvolvimento de conhecimentos significativos em educação ambiental a partir dos alunos. A peça de teatro reproduziu os pensamentos e a compreensão de cada aluno sobre o tema trabalhado, e como metodologia pode ser considerada como uma atividade prazerosa em que é possível perceber a satisfação dos alunos em também transmitir uma conscientização sobre o que eles refletiram e aprenderam. O teatro mostrou-se uma ferramenta de educação ambiental eficaz pela sua potencialidade em educar, divertindo. No entanto, tais ações deverão ser trabalhadas continuamente na escola, para que possam tornar-se parte da realidade destes alunos, acreditando que uma nova visão de mundo ainda é possível através de trabalhos permanentes em educação ambiental.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto