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dc.creatorOliveira, Fátima Aparecida Militz de
dc.date.accessioned2019-06-26T20:31:24Z
dc.date.available2019-06-26T20:31:24Z
dc.date.issued2018-12-18
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/17163
dc.description.abstractThis dissertation is part of the Master's Degree in Public Policies and Educational Management, research line 2 - Pedagogical Management and Educational Contexts, Federal University of Santa Maria (UFSM-RS). Throughout the professional trajectory, I developed my activities in an interdisciplinary and transdisciplinary way, integrating health, education and assistance of the student and their families. It is presented as a research question: Is it possible to resign the Circle of Peace from the personal and professional trajectory, in the different educational contexts? Consistent with this problematization, it seeks to elucidate it through the general objective of ‘remeaning the Circle of Peacebuilding from the knowledge and actions of interventions in the different educational contexts’ and as specific objectives: to promote the construction and reconstruction of links in the circles of peace; to provide activities that develop self, hetero and interknowledge in an experience, promoting sensitivity, harmony and learning of human values; These objectives guide the work developed in Peace building Circles to propose new possibilities for resignification in the school context, from where school-family integration demands and converges. The theoretical support that supports the argument is Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human Development (1992,1995,1999). The methodological contribution stems from the autobiographical narrative, from Marinas (2004,2007,2014) Abrahão (2014) and Marquezan (2015), in which the researcher gives new meanings to the lived as mediator in Circles of Peace Building, putting in evidence the interaction in a context of approach between school and family. Circularity thinking, proposed by Morin (2011), allowed the punctuation of reconstitutive elements of the Peace Building Circle as a materiality of the investigative process and of this master's thesis. The Reframed Peacebuilding Circle rescues the "attentive look and sensitive listening" of being in various dimensions and points to a new learning, how to deal with emotions and rebuilding bonds as possible paths to the balance of being.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCírculo de Pazpor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectContextos educativospor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectCircle of peaceeng
dc.subjectAutobiographyeng
dc.subjectEducational contextseng
dc.subjectBioecology of human developmenteng
dc.titleElementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolarpor
dc.title.alternativeReconstructive elements of the circle pearce in a school contexteng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Ao longo da trajetória profissional, desenvolvi minhas atividades de maneira interdisciplinar e transdisciplinar, integrando saúde, educação e assistência do educando e seus familiares. Apresenta-se como questão de pesquisa: é possível ressignificar o Círculo da Paz a partir da trajetória pessoal e profissional, nos diferentes contextos educativos? Em consonância com essa problematização buscando elucidá-la através do objetivo geral “ressignificar o Círculo de Construção de Paz a partir dos saberes e fazeres de intervenções nos diferentes contextos educativos” e como objetivos específicos: promover a construção e a reconstrução de vínculos nos círculos de paz; reconhecer atividades que desenvolvam a auto, hetero e inter conhecimento numa vivência e promoção à sensibilidade, a harmonia e a aprendizagem de valores humanos; pontuar os elementos reconstitutivos do Círculo de Paz em contextos educativos. Estes objetivos direcionam o trabalho desenvolvido em Círculos de Paz para propor novas possibilidades de ressignificação no contexto escolar, de onde demanda e converge a integração escola-família. O aporte teórico que sustenta a argumentação é a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de Bronfenbrenner (1992,1995,1999). O aporte metodológico decorre da narrativa autobiográfica, a partir de Marinas (2004,2007,2014) Abrahão (2014) e Marquezan (2015), em que a pesquisadora dá novos significados ao vivido como mediadora em Círculos de Construção da Paz, colocando em evidência a interação em um contexto de aproximação entre escola e família. O pensamento em circularidade, proposto por Morin (2011) permitiu pontuar elementos reconstitutivos do Círculo da Paz, como materialidade do processo investigativo e desta dissertação de mestrado. O Círculo de Paz ressignificado, resgata “olhar atento e a escuta sensível” do ser em várias dimensões e aponta para novas aprendizagens, de como lidar com as emoções e reconstruir vínculos como possíveis caminhos para o equilíbrio do ser.por
dc.contributor.advisor1Marquezan, Lorena Ines Peterini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7744372138473817por
dc.contributor.advisor-co1Veiga, Adriana Moreira da Rocha
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9245252793422468por
dc.contributor.referee1Andrade, Carmen Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900184058126807por
dc.contributor.referee2Dalla Corte, Marilene Gabriel
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1554366181630485por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197727533396830por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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