dc.creator | Oliveira, Fátima Aparecida Militz de | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T20:31:24Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T20:31:24Z | |
dc.date.issued | 2018-12-18 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17163 | |
dc.description.abstract | This dissertation is part of the Master's Degree in Public Policies and Educational
Management, research line 2 - Pedagogical Management and Educational Contexts,
Federal University of Santa Maria (UFSM-RS). Throughout the professional trajectory,
I developed my activities in an interdisciplinary and transdisciplinary way, integrating
health, education and assistance of the student and their families. It is presented as a
research question: Is it possible to resign the Circle of Peace from the personal and
professional trajectory, in the different educational contexts? Consistent with this
problematization, it seeks to elucidate it through the general objective of ‘remeaning
the Circle of Peacebuilding from the knowledge and actions of interventions in the
different educational contexts’ and as specific objectives: to promote the construction
and reconstruction of links in the circles of peace; to provide activities that develop self,
hetero and interknowledge in an experience, promoting sensitivity, harmony and
learning of human values; These objectives guide the work developed in Peace
building Circles to propose new possibilities for resignification in the school context,
from where school-family integration demands and converges. The theoretical support
that supports the argument is Bronfenbrenner's Bioecological Theory of Human
Development (1992,1995,1999). The methodological contribution stems from the
autobiographical narrative, from Marinas (2004,2007,2014) Abrahão (2014) and
Marquezan (2015), in which the researcher gives new meanings to the lived as
mediator in Circles of Peace Building, putting in evidence the interaction in a context
of approach between school and family. Circularity thinking, proposed by Morin (2011),
allowed the punctuation of reconstitutive elements of the Peace Building Circle as a
materiality of the investigative process and of this master's thesis. The Reframed
Peacebuilding Circle rescues the "attentive look and sensitive listening" of being in
various dimensions and points to a new learning, how to deal with emotions and
rebuilding bonds as possible paths to the balance of being. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Círculo de paz | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Contextos educativos | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Circle of peace | eng |
dc.subject | Autobiography | eng |
dc.subject | Educational contexts | eng |
dc.subject | Bioecology of human development | eng |
dc.title | Elementos [re]construtivos do círculo da paz em contexto escolar | por |
dc.title.alternative | Reconstructive elements of the circle pearce in a school context | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação de mestrado insere-se no âmbito do Mestrado Profissional em
Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha de pesquisa 2 – Gestão Pedagógica e
Contextos Educativos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Ao longo
da trajetória profissional, desenvolvi minhas atividades de maneira interdisciplinar e
transdisciplinar, integrando saúde, educação e assistência do educando e seus
familiares. Apresenta-se como questão de pesquisa: é possível ressignificar o Círculo
da Paz a partir da trajetória pessoal e profissional, nos diferentes contextos
educativos? Em consonância com essa problematização buscando elucidá-la através
do objetivo geral “ressignificar o Círculo de Construção de Paz a partir dos saberes e
fazeres de intervenções nos diferentes contextos educativos” e como objetivos
específicos: promover a construção e a reconstrução de vínculos nos círculos de paz;
reconhecer atividades que desenvolvam a auto, hetero e inter conhecimento numa
vivência e promoção à sensibilidade, a harmonia e a aprendizagem de valores
humanos; pontuar os elementos reconstitutivos do Círculo de Paz em contextos
educativos. Estes objetivos direcionam o trabalho desenvolvido em Círculos de Paz
para propor novas possibilidades de ressignificação no contexto escolar, de onde
demanda e converge a integração escola-família. O aporte teórico que sustenta a
argumentação é a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, de
Bronfenbrenner (1992,1995,1999). O aporte metodológico decorre da narrativa
autobiográfica, a partir de Marinas (2004,2007,2014) Abrahão (2014) e Marquezan
(2015), em que a pesquisadora dá novos significados ao vivido como mediadora em
Círculos de Construção da Paz, colocando em evidência a interação em um contexto
de aproximação entre escola e família. O pensamento em circularidade, proposto por
Morin (2011) permitiu pontuar elementos reconstitutivos do Círculo da Paz, como
materialidade do processo investigativo e desta dissertação de mestrado. O Círculo
de Paz ressignificado, resgata “olhar atento e a escuta sensível” do ser em várias
dimensões e aponta para novas aprendizagens, de como lidar com as emoções e
reconstruir vínculos como possíveis caminhos para o equilíbrio do ser. | por |
dc.contributor.advisor1 | Marquezan, Lorena Ines Peterini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7744372138473817 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Veiga, Adriana Moreira da Rocha | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9245252793422468 | por |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Carmen Maria | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9900184058126807 | por |
dc.contributor.referee2 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1554366181630485 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197727533396830 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |