dc.contributor.advisor | Nascimento, Luciana Monteiro do | |
dc.creator | Zaikoski, Valkiria Cruz | |
dc.date.accessioned | 2019-06-27T11:54:13Z | |
dc.date.available | 2019-06-27T11:54:13Z | |
dc.date.issued | 2010-12-20 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/17166 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article presents the results of a survey of ethnographic slant, through descriptions of the
analysis of interviews with teachers and observations in the classroom. The intention is to critically
examine the educational practices developed in the classroom with students who have cognitive
impairment and also the participation and involvement of students in the proposed activities during
class. The playful learning and group work as educational practice are valuable tools to educators and
challenging, offering the child a learning linked to pleasure and interaction, thereby strengthening the
planning of curriculum adaptation required for the student is working with cognitive impairment and
evaluated according to its limitations | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.title | Práticas educativas para alunos com déficit cognitivo incluídos no ensino regular do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de cunho etnográfica, através
de descrições das análises das entrevistas realizadas com os professores e
observações realizadas em sala de aula. A intenção é analisar de forma crítica as
práticas educativas desenvolvidas em sala de aulas que possuem alunos com déficit
cognitivo e também a participação e envolvimento desses alunos nas atividades
propostas durante a aula. O ensino lúdico e o trabalho em grupo como prática
educativa são ferramentas valiosas e desafiadoras ao educador, oferecendo à
criança uma aprendizagem ligada ao prazer e a interação, fortalecendo assim os
planejamentos de adaptações curriculares necessários para que o aluno com déficit
cognitivo seja trabalhado e avaliado conforme as suas potencialidades. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |