As relações interpessoais na escola
Resumen
Esta pesquisa monográfica lança um olhar crítico e reflexivo sobre as
relações interpessoais na escola. Tem como objetivo investigar que tipo
de relações e de que forma elas influenciam no processo de ensino e
aprendizagem. É fundamentada nas pesquisas de Piaget (1992), sobre
o processo de socialização e referenda dois tipos de relações sociais: as
relações de coação e as relações de cooperação. Salientamos as idéias
de Maturana (2002), pois não há ação humana sem uma emoção que a
estabeleça como tal e a torne possível como ato. Vinyamata (2005)
afirma que a educação tem um importante papel a desempenhar na
resolução de conflitos. Segundo o autor, é através da educação que
poderão ser desenvolvidas ferramentas para que os conflitos sejam
solucionados de forma não-violenta. A pesquisa foi realizada em duas
escolas de Santa Maria. Os dados coletados foram compreendidos e
interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa e os
instrumentos metodológicos utilizados foram entrevistas semiestruturadas.
Pretende-se com este estudo contribuir para que os
principais agentes educativos (professores/alunos) despertem o
interesse em melhorar as relações interpessoais no espaço escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]