A gestão democrática e o PPP na concepção do professor: um estudo de caso
Abstract
Este trabalho teve por objetivo geral a investigação sobre o modo com que os docentes percebem o seu papel de gestores e como objetivos específicos compreender como ocorre a gestão democrática participativa na escola, analisar o comportamento dos professores em frente à gestão escolar, investigar a ação e contribuição dos docentes na elaboração e desenvolvimento do PPP como um espaço de gestão democrática e observar a relação do PPP da escola com a sua realidade. Esta investigação se constituiu através de um estudo de cunho qualitativo com base em questionários estruturados com perguntas abertas, aplicadas apenas aos professores do noturno do ensino médio, direção, vice-direção e coordenação pedagógica de uma escola estadual de Santa Maria, RS. Com diferentes questões para os docentes, tendo sua interpretação seguida pela análise textual e pelo estudo de caso. Ainda que muito seja discutido sobre gestão democrática pode-se perceber que a participação dos professores, que foi o objeto de pesquisa, ainda é muito limitada na escola. Existem algumas formas de participação que são passivas, destacando a colaboração em festas, o ouvir e aprovar as sugestões da direção, ou até mesmo ouvir e discutir assuntos, mas não de se chegar a nenhum consenso com os demais membros escolares. Ressaltando que esta pesquisa foi apenas uma amostra da realidade de uma escola em um determinado período de tempo.
Collections
- Gestão Educacional [295]