Visão sobre meio ambiente entre alunos de escolas da rede pública no município de Cachoeira do Sul (RS, Brasil)
Visualizar/ Abrir
Data
2011-11-25Autor
Wallauer, Deise da Silva Mesquita
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho relata uma pesquisa realizada entre alunos do curso normal e de anos
iniciais, de quatro escolas estaduais do município de Cachoeira do Sul (RS). O
objetivo foi investigar a visão através da análise de desenhos dos alunos sobre meio
ambiente, comparando os dois níveis de ensino. Solicitou-se aos alunos que
representassem, por meio de desenho, sua concepção do que é meio ambiente. Os
trabalhos foram analisados e divididos em categorias que representavam as
imagens ligadas ao ambiente que eram recorrentes (homem, animais, plantas entre
outras). Pela observação dos trabalhos verificou-se que, para grande parte dos
discentes do ensino fundamental, meio ambiente é sinônimo de verde, de harmonia
e equilíbrio; foram poucas as representações de agressões ao ambiente. Já no
curso normal, a observação dos trabalhos demonstra que os alunos parecem
possuir uma maior consciência dos danos e impactos já sofridos pelo planeta.
Considerando os resultados obtidos, seria interessante repensar a prática ambiental
nas escolas. Respeitando sensibilidades, mas sem esconder fatos e perspectivas,
dando visibilidade aos problemas, talvez as crianças sejam, cada vez mais, agentes
transformadores e co-responsáveis pelo processo de cura do planeta.
Coleções
- Educação Ambiental - EaD [323]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: